Origem e aplicação da Uva do Japão na alimentação e medicina popular

Uva do Japão ( Hovenia dulcis) é originada Ásia, sendo muito popular na China e no Japão, além de possuir rápido crescimento e em algumas regiões ser considerada como planta invasora.

Uva do Japão (foto https://www.sitiodamata.com.br/uva-japonesa-hovenia-dulcis)

Ela é conhecida por diversos nomes populares tais como banana-do-Japão, bananinha-do-Japão, caju-do-Japão, caju-japonês, cajueiro-japonês, chico-magro, gomari, macaquinho, mata-fome, passa-do-japão, passa-japonesa, pau-doce, uva-da-China, uva-japonesa e uva-paraguaia.

Descrição

A planta é de grande porte e pode alcançar até 25 metros de altura. Possui copa aberta, cujo formato é globoso a oval. O caule apresenta rápido crescimento e pequeno diâmetro. A casca é escura, de textura lisa a levemente fissurada. Prefere clima temperado e rega constante, mas sem encharcamento.

As folhas possuem formatos ovais,  em tonalidades verdes, brilhantes, de disposição alterna e caem no outono e inverno.

As flores pequenas são numerosas, hermafroditas, perfumadas, branco-esverdeadas e atraem muitas abelhas. Os frutos são cápsulas secas, marrons, sustentadas por pedúnculos carnosos, adocicado e de coloração castanha. Cada fruto produz de 2 a 4 sementes amarronzadas. A dispersão das sementes é por animais silvestres. Propaga-se por sementes, estacas e mudas.

Os frutos possuem sabor aprazível, mas devem ser colhidos maduros. Quando verdes, têm sabor adstringente e quando passados, fermentam e ficam com gosto alcoólico.

Propriedades medicinais

Ela apresenta as seguintes propriedades medicinais diurética, antipirética, antioxidante, laxativa, calmante e anti-alérgica.

 Serve para quê?

Uva do Japão

Uva do Japão (foto https://br.pinterest.com/pin/457467274644222395/)

Os frutos podem ser consumidos in natura ou na na preparação de geleias, compotas e licores.

A árvore é  apropriada para o paisagismo urbano, em estacionamentos, rodovias, praças e parques; além de usada para recuperação de áreas degradadas.

Na medicina popular da China, tanto o fruto como o pedúnculo frutífero são indicados como antifebril, laxativo, diurético e calmante estomacal. No Brasil, a casca serve no combate às afecções intestinais e o pedúnculo frutífero é usado como anti-asmático e como diurético.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em sites que comercializam sementes e mudas de plantas e em pequenos pomares frutíferos, mas deve ser monitorada pois multiplica-se com muita facilidade.

Be the first to comment on "Origem e aplicação da Uva do Japão na alimentação e medicina popular"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.