Uva do Japão ( Hovenia dulcis) é originada Ásia, sendo muito popular na China e no Japão, além de possuir rápido crescimento e em algumas regiões ser considerada como planta invasora.

Uva do Japão (foto https://www.sitiodamata.com.br/uva-japonesa-hovenia-dulcis)
Ela é conhecida por diversos nomes populares tais como banana-do-Japão, bananinha-do-Japão, caju-do-Japão, caju-japonês, cajueiro-japonês, chico-magro, gomari, macaquinho, mata-fome, passa-do-japão, passa-japonesa, pau-doce, uva-da-China, uva-japonesa e uva-paraguaia.
Descrição
A planta é de grande porte e pode alcançar até 25 metros de altura. Possui copa aberta, cujo formato é globoso a oval. O caule apresenta rápido crescimento e pequeno diâmetro. A casca é escura, de textura lisa a levemente fissurada. Prefere clima temperado e rega constante, mas sem encharcamento.
As folhas possuem formatos ovais, em tonalidades verdes, brilhantes, de disposição alterna e caem no outono e inverno.
As flores pequenas são numerosas, hermafroditas, perfumadas, branco-esverdeadas e atraem muitas abelhas. Os frutos são cápsulas secas, marrons, sustentadas por pedúnculos carnosos, adocicado e de coloração castanha. Cada fruto produz de 2 a 4 sementes amarronzadas. A dispersão das sementes é por animais silvestres. Propaga-se por sementes, estacas e mudas.
Os frutos possuem sabor aprazível, mas devem ser colhidos maduros. Quando verdes, têm sabor adstringente e quando passados, fermentam e ficam com gosto alcoólico.
Propriedades medicinais
Ela apresenta as seguintes propriedades medicinais diurética, antipirética, antioxidante, laxativa, calmante e anti-alérgica.
Serve para quê?

Uva do Japão (foto https://br.pinterest.com/pin/457467274644222395/)
Os frutos podem ser consumidos in natura ou na na preparação de geleias, compotas e licores.
A árvore é apropriada para o paisagismo urbano, em estacionamentos, rodovias, praças e parques; além de usada para recuperação de áreas degradadas.
Na medicina popular da China, tanto o fruto como o pedúnculo frutífero são indicados como antifebril, laxativo, diurético e calmante estomacal. No Brasil, a casca serve no combate às afecções intestinais e o pedúnculo frutífero é usado como anti-asmático e como diurético.
Onde encontrar?
Ela é encontrada em sites que comercializam sementes e mudas de plantas e em pequenos pomares frutíferos, mas deve ser monitorada pois multiplica-se com muita facilidade.
Be the first to comment on "Origem e aplicação da Uva do Japão na alimentação e medicina popular"