Origem e aplicação da Astrapeia na ornamentação e na apicultura

A Astrapeia (Dombeya wallichii) é uma planta de origem africana e conhecida popularmente por Astrapéia-rosa, Dombéia e Flor-de-abelha.

Descrição

Ela possui forma de arvoreta ou arbusto, que se espalhou pelo mundo por sua exuberância e popularidade. Apresenta ramos pubescentes, porte pequeno para uma árvore, e pode alcançar de 2 a 5 metros de altura.

Astrapeia

Astrapeia (foto http://www.jardimcor.com/catalogo-de-especies/dombeya-wallichii/)

Produz folhas grandes, cordiformes, perenes, de cor verde brilhante e pubescentes na página inferior.

As inflorescências, que surgem no outono e inverno, são umbeliformes, sustentadas por longos pedúnculos, pendentes, globosas e com numerosas flores de cor rosa a avermelhada, ricas em néctar e delicadamente perfumadas, que atraem muitas abelhas e borboletas. Seus frutos são do tipo cápsula, que se dividem em cinco partes. Propaga-se por mudas e sementes.

Prefere clima tropical, solo rico em nutrientes e rega constante sem encharcamento, mas tolera períodos de pouca estiagem.

Serve para quê?

A espécie possui rápido crescimento e exige pouca manutenção, que se destaca principalmente em plantios isolados, sendo usada para recuperação de áreas degradadas e pelos apicultores.

Astrapeia (foto https://garden.org/plants/photo/56000/)

Ela é usada em projetos paisagísticos e na recuperação de áreas degradadas, por causa de seu rápido crescimento e capacidade de adaptação.

A casca do caule é usada para a produção de cordas artesanais para diversas finalidades.

Onde encontrar?

Ela é amplamente comercializada em sites que vendem sementes e mudas de plantas, em feiras livres e mercados municipais.

Be the first to comment on "Origem e aplicação da Astrapeia na ornamentação e na apicultura"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.