Tomilho conhecido desde os tempos mais remotos por seus benefícios

Tomilho (Thymus vulgaris) é uma especiaria nativa do Mediterrâneo; utilizada desde os tempos mais remotos na aromatização, preparações culinárias e na medicina popular.

A especiaria simboliza força e sabedoria, sendo utilizada desde os tempos mais remotos por gregos e romanos, em forma de banhos ou infusões, para garantir força e coragem aos guerreiros que iam para as batalhas.

Os escoceses tomavam uma bebida preparada com a erva para adquirir coragem e bravura antes de guerras e batalhas.

Conheça o Tomilho

É uma planta de ciclo perene, que atinge entre 15 e 50 cm. Há várias espécies da erva, mas de modo geral elas são tolerantes a variações de temperatura, mas não resite a geadas nem calor intenso. Prefere solos ricos em nutrientes, rega constante sem encharcamento. Produz pequenas folhas verdes e flores lilases, que são visitadas por abelhas, que produzem mel de excelente qualidade. A planta propaga-se por sementes ou mudas.

Ela pode fazer parte de projetos paisagísticos para ornamentação de jardins, jardineiras e canteiros; além de exalar um agradável aroma.

Propriedades do Tomilho

A especiaria possui variadas propriedades terapêuticas tais como antisséptica, tônica, expectorante, digestiva, vermífuga, antiespasmódica, diurética, antibiótica, antifúngica, calmante e antioxidante. Ela é rica em vitaminas B, C e D, além de iodo, sílica e sulfato.

Utilização do Tomilho

Ele é empregado em diversas preparações culinárias tais como molhos, saladas, cremes, massas, carnes, bolos e tortas, além de realçar o sabor e perfumar os alimentos e receitas.

O consumo regular da especiaria, preferencialmente fresca, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce e na qualidade do sono.

Na medicina popular ele é usado em forma de chá para alívio de infecções de garganta, tosse, febre, picadas de insetos, dores reumáticas e na eliminação de parasitas.

Onde encontrar?

Ele é encontrado em quintais das casas de roça, em pequenas hortas domésticas, em casas que vendem produtos naturais e diversas especiarias; e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Tomilho (foto fonte //temperaria.com.br/2011/12/02/serie-temperos-tomilho/)

Tomilho (Foto fonte //www.vix.com/pt/bdm/medicina-alternativa/388/os-segredos-do-tomilho)

Be the first to comment on "Tomilho conhecido desde os tempos mais remotos por seus benefícios"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.