Cipó Mil Homens (Aristolochia sp) é nativo do Brasil; conhecido desde os tempos mais remotos na medicina popular, sendo utilizado para cura de vários males. Ele é encontrado em várias espécies, mas todas usadas como remédio caseiro.
Seu nome foi originado da época em que o cipó serviu para cura de vários homens, que trabalhavam na ferrovia e contraíram malária, sendo batizado pelo sanitarista Carlos Chagas.
Ele é conhecido por diversos nomes populares tais como jarrinha, bastarda, papo-de-peru, erva-de-urubu, mata-porco, calunga, patinho, cipó-mata-cobra, urubu-caá, contra-erva, angelicó, aristolóquia, capa-homem, erva-bicha, chaleira-de-judeu, cassiu, cassau, papo-de-galo e jiboinha.
Conheça a planta
É uma trepadeira que se enrosca facilmente em outras árvores. Possui folhas em forma de coração. Suas flores amarelo-claras e grandes são visitadas por insetos. O fruto é constituído por cápsulas de 10 centímetros de comprimento. Propaga-se pela divisão de ramos ou pelas sementes.
Propriedades Terapêuticas
O cipó apresenta diversas propriedades terapêuticas tais como diurética, sedativa, tônica, amarga, calmante, estomáquica, antisséptica, diaforética e emenagoga.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Benefícios do Cipó Mil Homens
Ele é utilizado, na medicina popular, em forma de chá, ou em garrafada preparada com cachaça; sendo utilizado para alívio de tensão pré-menstrual, asma, febres, dispepsias, diarreia, gota, hidropisia, convulsões, epilepsia, palpitações, flatulência, prurido, males do fígado, estômago e eczemas.
Os sertanejos acreditam que a planta espanta cobras peçonhentas e por isso é utilizado amarrado nas pernas para mantê-las distantes. Eles também costumam tomar uma dose diária do cipó com pinga; para prevenção de várias doenças.
A planta é usada também para espantar mau olhado e como amuleto de proteção para espantar problemas e maldições.
Onde encontrar o Cipó-mil-homens?
Ele é encontrado em pastagens, beira de estradas, em feiras livres, mercados municipais e em garrafadas prontas para o consumo; além de ser comercializado em sites que vendem diversas plantas medicinais.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp