Mel de abelhas, poderoso adoçante natural repleto de nutrientes para a saúde e conhecido desde os tempos mais remotos.
Os egípcios foram os primeiros povos a usarem o mel de abelhas e a tradição foi se espalhando em várias regiões e continentes.
Cultura do Mel
A apicultura, que é a técnica de exploração racional dos produtos gerados pelas abelhas, existe desde o ano de 2400 a.C. Tal técnica foi criada pelos egípcios e gregos, de forma rudimentar; que foi aperfeiçoada por volta do século XVII.
Durante muitos anos ele foi explorado sem nenhum manejo; o que gerou muito prejuízo ao meio ambiente e quase levou as abelhas à extinção.
Com o aperfeiçoamento da apicultura e instalações das colmeias; houve um manejo mais adequado e a proteção das abelhas e do meio ambiente.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Propriedades do Mel
Ele possui diversas propriedades tais como antibacteriana, anticancerígena, expectorante, relaxante, digestiva, cicatrizante, anti-inflamatória e antifúngica.
Ele é fonte de frutose, glucose, sacarose e sais minerais tais como magnésio, ferro, cobre, zinco, potássio, fósforo e cálcio. Rico em antioxidantes, vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, carboidratos e aminoácidos.
Utilização do mel
Ele é utilizado em diversas preparações culinárias, tais como bolos, cucas, tortas, sorvetes, pavês e acompanhamentos de diversas saladas, molhos; além de ajudar a temperar diversos tipos de carne.
Em porções moderadas, ele ajuda na digestão, no fortalecimento do sistema imunológico, na saúde da pele, na prevenção do envelhecimento precoce, para alívio de gripes, tosses, dores de garganta, no controle da pressão arterial e na cicatrização de feridas.
O mel juntamente com a canela, em doses moderadas, formam uma poderosa defesa para o bem-estar; além de poder ser usado como máscara para melhorar a saúde da pele.
Onde encontrar o Mel?
As abelhas adoram troncos de árvores para construir suas colmeias e ainda é comum no interior do Brasil, encontrar algumas colmeias repletas do líquido amarelado, mas torna-se cada vez mais raro; ficando restrito aos grandes criadores de abelhas.
Na cidade ele é encontrado em casas que vendem produtos naturais, em feiras livres e mercados municipais.
Os diabéticos deverá seguir o aconselhamento de seu nutrólogo ou nutricionista para ingestão adequada do alimento; pois poderá causar sérios riscos às pessoas que têm glicose alta. As crianças menores de um ano só poderão ingeri-lo sob orientação de seu pediatra.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp