Cardamomo desde a antiguidade prevenindo a saúde

Cardamomo (Elettaria cardamomum) de origem indiana, chegou à Europa à época das grandes navegações. A planta é da mesma família do gengibre, que é a Zingiberaceae.

Ele ainda é pouco difundido no Brasil, mas conhecido desde a antiguidade; pois era mascado pelos egípcios, para refrescar o hálito e limpar os dentes.

Conheça o Cardamomo

É uma planta herbácea de médio porte, que pode alcançar até quatro metros de altura, prefere clima quente, solo rico em nutrientes e úmido, sem encharcamento.

Produz flores brancas, aromáticas e suas sementes, que são responsáveis por sua propagação, possui sabor picante, que remete ao limão e à erva-doce.

Seu fruto é em formato de cápsulas onde são armazenadas as sementes. A divisão das touceiras é outra forma de propagação da planta, que é a mais comum e eficaz.

Propriedades do Cardamomo

A especiaria é rica em carboidratos, fibras alimentares,  gorduras e minerais, tais como o sódio, potássio, ferro, cálcio e magnésio, além das vitaminas A, B e C.

Ele possui variadas propriedades terapêuticas tais como antidiarreica, carminativa, diurética, expectorante, laxante, afrodisíaca, antisséptica e descongestionante.

Utilização do Cardamomo

Ele é utilizado como especiaria na preparação de variadas receitas culinárias que podem ser doces ou salgadas para realçar o sabor dos alimentos. Pode ser empregado em bolos, pudins, cremes, pavês e tortas, além de acompanhar carnes, sopas, purês e outras preparações.

Ele é usado na medicina popular para aliviar males da garganta e da digestão, alivia dores, estados febris e tosses. Melhora a prisão de vente, pois previne a flatulência. Alivia dores causadas pela gastrite; suas sementes contêm substâncias benéficas que matam a bactéria H. Pylori, que é responsável pela úlcera.

Seu óleo essencial é usado na indústria para preparação de perfumes e na aromatização de variados licores.

Onde encontrar o Cardamomo?

Ele é encontrado em casas que vendem produtos naturais, em grandes feiras, mercados municipais e em sites que comercializam especiarias.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Cardamomo (Foto fonte: http://senhoranatureza.ervasespeciarias.com.br/)

Cardamomo (Foto fonte: http://senhoranatureza.ervasespeciarias.com.br/)

Cardamomo (Foto fonte http://www.lideragronomia.com.br/)

Cardamomo (Foto fonte http://www.lideragronomia.com.br/)

Be the first to comment on "Cardamomo desde a antiguidade prevenindo a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.