Funcho utilizado desde os tempos mais remotos para a boa saúde

Avalie esta postagem

Funcho (Foeniculum vulgare Mill.) possui origem indefinida; mas acredita-se que ele é originário da Ásia e utilizado desde os tempos mais remotos; na medicina popular, para alívio de diversos males. Ele é conhecido também como erva-doce.

Ele chegou ao Brasil com os colonizadores e espalhou-se por quase todas as regiões, sendo empregado de diversas formas.

Conheça o funcho

É uma planta de ciclo perene, que se adapta às variadas temperaturas climáticas, mas prefere solo rico em nutrientes e rega constante, sem encharcamento.

Produz flores amareladas que são polinizadas por abelhas e suas sementes são amarronzadas e responsáveis por sua propagação. A divisão de touceiras é outra forma de distribuição da planta, que é de fácil cultivo, seja em vasos, floreiras, jardins e hortas.

Propriedades do Funcho

Ele possui diversas propriedades tais como analgésica, digestiva, carminativa, anticancerígena, diurética, expectorante, lactígena, anti-inflamatória, antioxidante e antiespasmódica. É rico em vitaminas A, C e diversos sais minerais tais como cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco; além de fibras e proteínas.

Benefícios do Funcho

Seu consumo regular auxilia na digestão, na eliminação de gases, como sedativo, na prevenção do envelhecimento precoce e no fortalecimento do sistema imunológico; além de ajudar no controle da pressão arterial.

Desde os tempos mais remotos é utilizado na medicina popular, nos rincões brasileiros, principalmente para cólicas dos bebês e problemas intestinais.

Utilização do Funcho

Suas sementes são utilizadas em forma de chá ou na preparação de bolos, balas, sorvetes, biscoitos, tortas e diversas preparações culinárias.

Seus bulbos ainda verdes são ingeridos crus ou levemente cozidos em acompanhamento de diversos pratos para realçar o sabor dos alimentos.

O extrato da planta é amplamente utilizado pela indústria cosmética para a fabricação de diversos cosméticos e produtos de higiene corporal.

Onde encontrar o funcho?

Ele é encontrado em quintais das casas de roça, em hortas domésticas, em feiras livres, mercados municipais e em casas que vendem produtos orgânicos.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Funcho (foto fonte http://www.azoresbioportal.angra.uac.pt/listagens.php?lang=pt&sstr=4&id=F00526)

Funcho (foto fonte http://www.azoresbioportal.angra.uac.pt/listagens.php?lang=pt&sstr=4&id=F00526)

Funcho (https://jb.utad.pt/especie/foeniculum_vulgare)

Funcho (https://jb.utad.pt/especie/foeniculum_vulgare)

Funcho ( http://www.floraofqatar.com/foeniculum_vulgare.htm)

Funcho ( http://www.floraofqatar.com/foeniculum_vulgare.htm)

Be the first to comment on "Funcho utilizado desde os tempos mais remotos para a boa saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.