Siriguela, nativa das Américas e ricas em nutrientes para a saúde

Siriguela (Spondias purpurea) é uma planta nativa das Américas, sendo encontrada frequentemente nas regiões norte e nordeste brasileiras.

Ela é conhecida por vários nomes tais como ciriguela, ciruela-mexicana; cirouela, ciruelo em espanhol; “red monbim” e “spanish plum” em inglês.

Conheça a Siriguela

É uma planta de ciclo perene, de pequeno porte, pois atinge até 7 metros de altura, sendo uma planta bem resistente a variação de temperatura. Possui bela copa com folhas verde-escuras, produz flores hermafroditas, em cachos, cujas cores variam do rosa ao roxo e atraem milhares de insetos, principalmente as abelhas.

Seus pequenos frutos, que podem ser verdes, amarelos ou vermelhos; possuem polpa espessa, carnosa e sabor agridoce e um pouco exótico. Propaga-se pelas sementes ou mudas. A frutificação da planta começa no final da primavera e os frutos são colhidos no período do verão.

Propriedades da Siriguela

Ela é rica em fibras, antioxidantes, vitaminas A, B e C; além dos sais minerais sódio, cálcio, ferro, potássio e fósforo. Ela possui diversas propriedades tais como diurética, anti-inflamatória, cicatrizante, estimulante e vermífuga.

Seu consumo regular, em pequenas doses, auxilia no bom funcionamento intestinal, na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico; além de auxilar a controlar os níveis do colesterol e a evitar os gases intestinais.

Utilização da Siriguela

Ela pode ser consumida in natura ou na preparação de sucos, sorvetes, licores, vinho, geleia, cremes, caldas, recheios de bolos e compotas; além de servida como tira gosto para acompanhar a degustação de aguardentes.

Onde encontrar a Siriguela?

Ela é encontrada em quintais das casas de roça, em pomares frutíferos, em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Siriguela

Siriguela (Foto fonte //www.novacruzoficialrn.com.br/noticias/geral/veja-os-beneficios-da-seriguela-para-o-organismo.html)

Be the first to comment on "Siriguela, nativa das Américas e ricas em nutrientes para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.