Tacho, desde a antiguidade presente na história brasileira

Tacho, utensílio confeccionado em cobre, muito presente nas roças brasileiras; responsável pela alimentação das numerosas famílias; até meados do século XIX.

O utensílio chegou ao Brasil com os colonizadores e logo tomou lugar de destaque sobre as grandes fornalhas e fogões a lenha; que eram improvisados nas varandas das grandes fazendas.

Formato do Tacho

Ele tem o formato circular, com duas alças para seu transporte, que também eram feitas de cobre. Ele era confeccionado em diversos tamanhos e profundidade; de forma a atender as especificidades para a preparação dos mais diversos quitutes.

Tacha com melado (foto: Evandro Marques - www.coisasdaroca.com)

Tacha com melado (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Utilização do Tacho

No Brasil Colônia, ele era uma peça importante para a produção de rapadura, pois as tachas, que tinham o mesmo formato do tacho, mas menos profundas, eram responsáveis pelo ponto da popular rapadura, alimento muito presente em várias regiões brasileiras.

Ele era responsável também pela preparação  de angu, canjiquinha e polenta para alimentação dos escravos e posteriormente dos imigrantes, que faziam o trabalho pesado das lavouras de cana-de-açúcar e café, que contribuíram para o desenvolvimento do Brasil.

As nonas preparavam em grandes tachos, os deliciosos doces de frutas tais como mangada, goiabada e marmelada; além de fazer massa de tomate e fritar as carnes dos porcos caipiras; que eram abatidos para fornecimento de carne para toda a família.

Era muito comum a preparação do sabão artesanal a base de borra do toucinho, juntamente como mamona ou piteira; que ajudava a formar espuma para lavação de roupas e vasilhas.

A limpeza do tacho, geralmente era realizada com cinza das fornalhas ou fogões a lenha, que era misturada ao limão-cravo, e às vezes sal grosso, que fazia o cobre ficar reluzente ao ser esfregado.

Pasta da manga em fervura no tacho (foto: Evandro Marques - www.coisasdaroca.com)

Pasta da manga em fervura no tacho (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Onde encontrar o Tacho?

Ele ainda é encontrado em algumas casas ou fazendas que mantêm o costume de preparar os deliciosos quitutes, mas anda meio esquecido; por isso tem se tornado um objeto mais decorativo.

Ele é muito difundido em locais que têm o turismo rural como atração, despertando o interesse de alguns jovens, que se encantam pelos costumes de seus antepassados.

Tacho (foto: Evandro Marques - www.coisasdaroca.com)

Tacho (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Be the first to comment on "Tacho, desde a antiguidade presente na história brasileira"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.