Marmelo (Cydonia oblonga) é uma árvore de origem mediterrânea, sendo conhecida e apreciada há mais de quatro mil anos.
Popularmente ele possui vários nomes tais como marmeleiro-da-europa, pereira-do-japão, quince (inglês), membrillo (espanhol), coing (francês) e cotogna (italiano).
A planta chegou a América com os colonizadores portugueses e espanhóis; e adaptou-se bem ao clima do novo continente.
Conheça o Marmeleiro
É uma planta de pequeno porte, que pode alcançar até 3 metros de altura, pouco exigente em relação ao solo, clima e temperatura. Produz belas flores brancas, que são visitadas por insetos; e fruto que remete ao formato de uma pera, mas possui sabor ácido e consistência dura. Propaga-se por sementes ou mudas.

Propriedades do Marmelo
Ele é rico em vitaminas A, B1, B2, e C, água e pectinas; além de possuir propriedades medicinais tais como adstringente, constipante, cicatrizante, antioxidante, anti-inflamatória e fortificante.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Ingerido regularmente, em doses moderadas, auxilia na prevenção do envelhecimento precoce e no fortalecimento do sistema imunológico.

Utilização do Marmelo
Ele é empregado em doces, compotas, geleias, sorvete e picolés, sendo pouco ingerido in natura, por ser bem duro e bem ácido, mas para quem curte sabores exóticos será uma boa alternativa. Ele é ingerido ainda de forma assada, acrescido de mel.
Ele é usado na medicina popular, de várias formas para o alívio de vários males:
- Chá das folhas, para diarreia, cólica, convalescênça;
- Cataplasma das folhas trituradas, para edema traumático, nevralgia facial, fissura na pele e queimadura;
- Chá das sementes é usado para lavar queimaduras e machucados;
- Frutos com pele, sementes e água açucarada, cozidos e coados, servem para inflamações na garganta, em forma de gargarejo;
- Marmelada para controlar a diarreia.
Onde encontrar o Marmelo?
Ele é encontrado em quintais de casas de roça, em plantações comerciais, feiras livres, mercados municipais em sites, que comercializam sementes e mudas de plantas; além de preparações culinárias tais como licores e sucos.
As frutas usadas na medicina popular, não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp