Uma das lendas mais conhecidas na região amazônica, assim como a da Iara e do Boto-cor-de-rosa, é a lenda do Uirapuru; que visa contar a história desses belos pássaros habitante da região norte do país.
Na história, um indígena guerreiro se apaixona por uma moça, que não pode corresponder ao seu amor, e é transformado em um pássaro para ficar mais perto de sua amada; e, depois desse feito, acredita-se que quem tem a oportunidade de encontrar esse belo pássaro, terá um desejo realizado.

Lenda do Uirapuru – Pipra fasciicauda (imagem: Canva)
A Lenda do Uirapuru
Reza a lenda que um jovem e belo guerreiro se apaixonou pela esposa do cacique da tribo, a qual, embora também amasse o jovem guerreiro, já era comprometida.
Certo dia, o cacique flagrou sua esposa junto de Uirapuru, e furioso, expulsou o jovem da tribo indígena. O guerreiro, muito triste de estar longe de sua amada, implorou a Tupã, o deus dos deuses, que o ajudasse a ficar perto de sua amada. Comovido, Tupã o ouviu e o transformou em um pássaro belíssimo, de canto perfeito.
Na forma de pássaro, Uirapuru voltou para sua aldeia, onde encantou todos os moradores com sua beleza e sua melodia. O cacique, ficou alucinado com o canto, e passou a perseguir Uirapuru para prendê-lo em uma gaiola, mas acabou se perdendo na floresta, onde nunca mais foi visto.
Sendo assim, Uirapuru passou a ficar todos os dias perto de sua amada cantando sua melodia harmoniosa, e esperando que, um dia, ela percebesse que ele, na forma de pássaro, era o mesmo jovem guerreiro que a amara há algum tempo.
Curiosidades
Há algumas outras versões que explicam a origem do Uirapuru, como a lenda que conta de duas índias que se apaixonaram pelo mesmo cacique; o qual escolheu apenas uma para se casar. A outra, sofrendo, foi transformada em um pássaro de canto melodioso para amenizar seu sofrimento.
Mas, independentemente da lenda, acredita-se que esse pássaro traz boa sorte a quem o encontra, de modo que é muito caçado, o que acarretou o risco de sua extinção.

Cyphorhinus arada – Uirapuru Verdadeiro (imagem: Wikimedia commons – Hector Bottai)
Be the first to comment on "Lenda do Uirapuru, pássaro de canto e beleza peculiares"