Uma das tradições mais comuns e observadas na região sul do país é a Pisa das Uvas, que é também um marco de muitas festas típicas em locais produtores de vinho no Brasil.
E, além de ser uma prática muito interessante por ser divertida, a pisa das uvas também possui uma história por trás dela; que faz com que seja ainda mais valorizada e importante para a história de nossos colonizadores.
O que é a Pisa das Uvas?
O processo de pisa das uvas é um dos métodos mais antigos que se têm de fazer vinhos, visto que, através do processo de pisar nos frutos, têm-se seu esmagamento, com o rompimento da casca e a consequente liberação do suco. Durante esse processo, a uva também entra em contato com as leveduras de sua casca, facilitando o processo de fermentação, que é imprescindível à produção do vinho.
Esse processo ocorre logo após a colheita das uvas, sendo estas depositadas em tanques chamados de lagares, feitos de madeira; nos quais a pessoa entra para começar o processo. E o mais interessante é que algumas vinícolas ainda mantêm a pisa das uvas para os melhores rótulos, pois acredita-se que o vinho cujas uvas foram pisadas, é de melhor qualidade.
E tal qualidade superior vem do fato de que, ao pisar nas uvas, é possível conservar a semente inteira; a qual é responsável por concentrar grande parte dos taninos da fruta. Desse modo, por ser um processo menos “bruto”, o vinho é mais macio, e possui um sabor bem mais complexo.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Contudo, trata-se de um processo bem cansativo para quem o faz, visto que pode durar até 8 horas. Desse modo, com o passar dos anos, houve a mecanização do processo por meio de prensas, que realizam a atividade em torno de 10 minutos.
Qual é a origem da Pisa das Uvas?
Agora que o processo já está compreendido, vale conhecer um pouco mais sobre sua história. E, embora ele tenha sido trazido pelos colonizadores europeus que chegaram ao Brasil, há registros que indicam o uso do processo desde a civilização egípcia; quando, às margens do Rio Nilo, já se pisava nas uvas para fabricar bons vinhos.
Desde essa época, já eram utilizados os lagares, os quais possuem uma altura média de 80 centímetros; e que eram usados tanto para a extração do suco da uva, quanto do óleo das oliveiras para fabricação de azeites.
Como boa parte dos costumes antigos, foi a partir do Império Romano que o uso do lagar se tornou mais popular, e atingiu outras partes da Europa e do mundo, até chegar ao Brasil onde é bastante conhecido na Festa da Uva de Caxias do Sul e também de Jundiaí; e na Vindima de Bento Gonçalves.
Ah, e caso você esteja pensando sobre a higiene do processo, a pisa das uvas leva em consideração a questão de limpeza, e é seguro fazer o consumo de vinhos produzidos dessa maneira.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp