Apesar das inovações tecnológicas que chegam a todo momento, desde a Revolução Verde, proporcionando uma maior produção de alimentos, o verdadeiro homem do campo não abre mão de olhar a fase da lua para realizar determinada atividade, seja plantio, poda, corte de bambu ou outra atividade que envolva plantas.
E, leitor, você pode não acreditar, mas, muita coisa funciona mesmo; de tal forma que a lua e a vida no campo andam lado a lado.

Como a lua influencia na plantação (imagem: Evandro Marques)
A Lua e a Plantação
Para o plantio de plantas em que o objetivo é a folha, como é o caso das verduras, do fumo e até de flores, a lua deve estar de nova para crescente. De acordo com as pessoas mais idosas, batata e abóbora plantadas nestas fases enchem de bicho, assim como o arroz, o feijão e o milho (este dá muito caruncho). Ainda de acordo com os agricultores de idade mais avançada, batata plantada neste período também produz muito pouco e dá muitos ramos.
Para o plantio de plantas em que se desejam os grãos (como o milho, o arroz e o feijão), a melhor época, segundo as pessoas mais antigas, é da lua cheia para a minguante. Este é o período lunar mais recomendado também para o plantio de “tudo que dá debaixo da terra”, como dizem as pessoas do campo. Portanto, se o objetivo é plantar inhame (ou taro), mandioca ou batata, o período é este.
A Lua e a retirada de madeira
Ainda hoje, principalmente, nas regiões de clima mais subtropical e polar, é comum a construção de casas usando madeira, o que dá um melhor conforto térmico. E, de novo, a fase da lua aparece. Seguindo o que manda os “antigos”, tirar bambu para fazer cerca, tirar taquara para fazer esteiras, cortar madeira para mourão de cerca ou qualquer outra finalidade, a lua deve estar de cheia para minguante. Ah… e tem horário, se possível, após o meio-dia!
Pensa que acabou??? Conversando com pessoas mais idosas, ainda relataram que os melhores meses para tirar bambu ou cortar árvores com a finalidade de uso da madeira são maio, junho, julho e agosto. São os meses que não possuem “r” na palavra.
Neste período, pensando principalmente no sudeste do Brasil, é o período da seca. Então, tanto o bambu como a madeira secam mais facilmente. E, com menos água, duram mais. Mas, melhor não contrariar a regra dos antigos!
A Lua e a poda de plantas
A poda de plantas é outra atividade rural em que a fase da lua é bastante considerada. A tradição rege que essa atividade deve ser feita quando a lua está de nova para crescente. Um bom exemplo é a poda das parreiras, que nos locais em que há algumas poucas plantas para consumo, a atividade é feita na lua nova do mês de agosto!
Durante o cultivo do fumo (tabaco), após a planta atingir certa altura, os produtores fazem a “capa do fumo”, procedimento que consiste na remoção da ponta da planta para o desenvolvimento de ramos laterais. Mais uma vez, é na lua nova que se realiza a “capação do fumo”.
Embora a ciência não tenha explicação para muito do que foi dito acima, o fato é que muito disso funciona mesmo! Melhor não discordar!
A confecção desse material teve a participação muito especial do senhor Anides de Oliveira que, com 83 anos, passou toda a vida dedicada ao campo.

A Lua e a vida no campo (imagem: Evandro Marques)
Be the first to comment on "A Lua e a vida no campo: como a Lua influencia na plantação?"