Limão-Cravo (Citrus limonia Osbeck) é originário da região onde atualmente é a Índia, conhecido desde os tempos mais remotos por vários nomes tais como limão cavalo; limão rosa; limão vinagre e limpa-tacho.
Seu nome se origina de sua casca alaranjada com algumas imperfeições que se assemelham a vários cravos. Ele chegou à América por volta do século XVI com os colonizadores e adaptou-se bem ao clima tropical brasileiro.
Cultivo do Limão-cravo
O limoeiro-cravo é um árvore de porte médio, atingindo até 4 m de altura, com tronco reto, copa densa e arredondada. Ele é bem resistente e pouco exigente em relação ao solo, irrigação e temperatura.
Suas flores com botões avermelhados e pétalas branco-amareladas, são reunidas em grupos de 2 a 20 flores, que são muito visitadas por insetos.
Seu fruto possui formato arredondado, com casca ligeiramente rugosa, de coloração esverdeada, que fica alaranjada quando amadurece. Possui polpa amarelada e suculenta, que envolve um líquido translúcido.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Propriedades terapêuticas
Ele é rico em vitamina C; além de diversas propriedades tais como antibiótica, digestiva, depurativa, antioxidante e anti-séptica.
Sua ingestão regular, em pequenas doses, ajuda na saúde do coração, no alívio da digestão, para limpeza do organismo e fortalecimento do sistema imunológico.
Utilização do Limão-cravo
Ele pode ser usado em diversas receitas culinárias, em sucos, mousses, doces e para extração de óleos essenciais. Sua utilização mais comum é como porta-enxerto para preparação de variadas mudas cítricas.
Na roça, quando havia o hábito de abater porcos caipiras, ele era usado para limpeza das tripas para preparação de linguiça e chouriço.
Era usado ainda para lavagem dos grandes tachos, para clareamento do cobre, juntamente com cinza ou sal grosso, que iam para os fogões a lenha e fornalhas.
Onde encontrar o Limão-cravo?
Ele é encontrado em pomares frutíferos, em feiras livres, mercados municipais, em quintais das casas de roça, terrenos baldios, pastagens e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.
Os alimentos quando ingeridos moderadamente poderão ser muito benéficos à saúde; mas se houver exagero, eles poderão gerar outros males.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp