Origem, propriedades medicinais e uso da Hortelã

Hortelã (Mentha x villosa) é uma planta de origem europeia pertencente ao gênero Mentha, que possui aproximadamente 25 espécies, que estão espalhadas em todo o planeta, tais como Hortelã pimenta, Levante e Poejo.

Ela é nominada por vários nomes tais como hortelã-de-leite, hortelã-vulgar, hortelã-das-hortas e hortelã-comum. Ela é usada desde a antiguidade como planta medicinal, sendo muito empregada na medicina popular.

Hortelã

Hortelã (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Descrição

A erva possui ciclo perene, pode atingir entre 30 a 40 cm de altura e suas folhas possuem aroma forte e característico. Prefere solos ricos em nutrientes, rega constante sem encharcamento e luz solar boa parte do dia.

As folhas se apresentam dispostas ao longo de um caule fino e longo, podendo ser verde-claras ou verde-escuras; além de serrilhadas na borda. Propaga-se por mudas ou divisão de seus ramos.

Propriedades medicinais

Ela é rica em propriedades medicinais tais como espasmolítica, antioxidante, antivomitiva, carminativa, estomáquica, anti-helmíntica, antisséptica, descongestionante, expectorante e anti-prurido. Suas folhas são ricas em vitaminas (A, B e C); além dos sais minerais cálcio, ferro, potássio e fósforo.

Serve para quê?

A planta possui grande importância medicinal e social, por meio de ação contra microparasitas intestinais, recentemente descoberta.

Hortelã (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Ela auxilia também no tratamento de gripes e resfriados, pois contém ácido ascórbico, mentol e tinol em sua composição. Atua no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento precoce.

Ela é comercializada in natura, em forma de chá, extrato, óleo essencial e cápsulas; além de usado pela indústria farmacêutica para produção de cremes, loções, shampoos, sabonetes, pastilhas e xaropes.

O mentol, óleo essencial extraído de suas folhas, é bastante empregado na fabricação de licores, doces e balas e em misturas feitas com tabaco.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em feiras livres, hortas domésticas, em farmácias de manipulação e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Origem, propriedades medicinais e uso da Hortelã"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.