Pinhão, semente da Araucária árvore símbolo do Paraná

5 (100%) 1 vote

Pinhão, semente da Araucária árvore símbolo do Paraná, que chama atenção não só pela beleza; mas por sua versatilidade para diversas finalidades.

O pinhão faz parte da alimentação dos gaúchos e catarinenses há milhares de anos; e foi um dos principais alimentos dos indígenas da região.

Conheça o Pinhão

A junção de diversos pinhões compõe a pinha, que popularmente é chamada de fruta da Araucária, que produz flores femininas e masculinas em árvores separadas. As flores são polinizadas pelo vento, insetos e pássaros, principalmente a gralha azul. O pinhão é a semente da árvore feminina, que ao amadurecer se desprende da pinha e se espalha pelas matas de araucária.

A pinha possui tamanho grande, que pode atingir até 3 quilos, formada pela união de diversos pinhões. Quando amadurece solta facilmente os pinhões, que serão cozidos e empregados em variadas criações culinárias. Ele é fonte de renda para várias famílias que vivem nos rincões da região sul do Brasil.

Propriedades do Pinhão

Ele é rico em vitaminas A, E e K; sais minerais tais como ferro, zinco, cobre e manganês; fibras; gorduras e alto teor de antioxidantes; proteínas e amido. Ele em doses moderadas, auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico, no funcionamento intestinal e atua como energético por ser bem calórico.

Utilidades do Pinhão

O pinhão possui várias aplicações na culinária, no artesanato, na geração de renda e no aquecimento da economia na região sul.

Na culinária ele é utilizado cozido na preparação de pães, bolos, biscoitos, purês, cremes, tortas, pudins, cucas, saladas, sopas e em receitas doces e salgadas.

No artesanato ele é usado para criação de bijuterias, peças de decoração para a páscoa, natal e em diversas criações artísticas.

Onde encontrar o Pinhão?

É muito comum ao passar pelas rodovias da região sul, à época do inverno, encontrarmos pessoas cozinhando o pinhão em grandes caldeirões para serem vendidos para quem curtem a iguaria. Ele está presente em festas típicas e variadas comemorações das cidades da região.

Ele é encontrado em feiras livres; mercados municipais; em forma de farinha, em casas que vendem produtos naturais; e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Pinha

Pinhão

Pinhão

Pinhão

Be the first to comment on "Pinhão, semente da Araucária árvore símbolo do Paraná"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.