Cuca iguaria de origem alemã, muito comum na região sul do Brasil

5 (100%) 1 vote[s]

Cuca, é uma iguaria de origem alemã, que chegou ao Brasil com os imigrantes; além de estar muito presente entre os quitutes preferidos na região sul brasileira.

Na Alemanha, ela é chamada de Streuselkuchen, que significa “bolo de flocos”. Em alemão, a palavra Kuchen (fala-se Kuran) é igual a “bolo”; Streusel (fala-se Stroisel), que dizer “granulado” ou “flocos”, traduzindo Cuca de Farofa.

Cuca

Cuca

A Streuselkuchen (pronuncia-se StroiselKuran) é originada da antiga Silésia (Schlesien); seguido pela Prússia (Preußen), região da qual um considerável número de alemães veio para construir a vida no sul do Brasil, no final do século XIX.

A culinária brasileira é fortemente marcada pela junção de elementos dos primeiros habitantes indígenas; dos colonizadores europeus e africanos trazidos como escravos.

Preparação

O quitute é uma massa coberta por uma farofa crocante, à base de manteiga, ovos, açúcar e farinha, coberto com frutas, que  era vendido como uma tradicional e genuína receita; utilizada só em ocasiões especiais tais como Natal, Páscoa ou comemorações de aniversários, pois a farinha e o açúcar eram muito caros.

Atualmente há diversas variações, com diversidade de farinhas; além das opções doce ou salgada; e das variadas coberturas tais como uva, banana, coco, chocolate, goiabada, ao queijo, nata e as salgadas de linguiça.

Cuca (foto //www.amorpelacomida.com.br)

Cuca (foto //www.amorpelacomida.com.br)

Hoje em dia, ela é conhecida mundialmente pela facilidade na preparação e pelo singular sabor das mistura dos ingredientes, que desperta o paladar.

Tradição

A receita é muito presente entre os descendentes dos alemães, por isso em festas típicas alemãs tais como a Pomerana de Pomerode, a iguaria não pode faltar. Em Blumenau, há ainda o  BlumenKuchen, Festival de blumenauense de cucas.

A tradicional receita é passada de mãe para filhos, cuja intenção é perpetuar tal costume; além de manter a paixão pela iguaria, que está presente desde a antiguidade nas mesas das famílias.

Be the first to comment on "Cuca iguaria de origem alemã, muito comum na região sul do Brasil"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.