Araucária, desde os tempos mais remotos utilizada para várias finalidades

Araucária (Araucaria angustifolia), árvore símbolo do estado do Paraná, é nativa do Brasil e encontrada em várias regiões do planeta. Ela possui aproximadamente 19 espécies e distribuída no hemisfério sul.

Ela é conhecida por vários nomes tais como pinho, pinheiro-do-paraná, pinheiro-caiová, pinheiro-das-missões, pinheiro-brasileiro e pinheiro-são-josé.

Conheça a Araucária

É uma árvore de grande porte, que chega a atingir até 30 metros de altura, sua copa possui formato de cálice, seu tronco é reto e com casca grossa.  Prefere solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento e temperatura mais amena.

Produz flores masculinas e femininas em árvores separadas e são polinizadas pelo vento. A flor feminina, na maturidade, se desmancha soltando os pinhões e as escamas murchas.

Utilização da Araucária

Ela foi uma planta muito abundante em vários continentes, mas ultimamente está ameaçada de extinção. Por isso há vários projetos de reflorestamento para recuperação da espécie.

Ela garante alimento para todos os povos desde os tempos mais remotos que comiam seus pinhões, que são uma excelente fonte de nutrientes. Serve de alimento também para os animais tais como porcos, macacos e pássaros, principalmente a gralha azul.

A madeira da Araucária é utilizada para construções de casas, mourões, bancos, forros, embarcações, mastros, assoalhos, vigas e trabalhos de artesanato.

Sua resina destilada fornece alcatrão, óleos diversos, terebintina e breu, para variadas aplicações industriais. A planta é utilizada em projetos de reflorestamento e na recuperação de áreas degradadas.

Utilização na medicina Popular

Na medicina popular, há o costume de utilizar o pinhão para alívio de azia, anemia e debilidade do organismo. Suas folhas cozidas são usadas no combate à anemia e tumores provocados por distúrbios linfáticos. A infusão da casca da árvore mergulhada em álcool é empregada para tratar cobreiro, reumatismo, varizes e distensões musculares.

Onde encontrar a Araucária?

Ela é encontrada no hemisfério sul, em vários países. No Brasil ela se concentra mais na região sul, na qual é muito útil para as famílias, que além de aproveitar de sua madeira, utilizam o pinhão para alimentação e criação de variadas receitas culinárias.

Há cidades na região da região sul que organizam festas dos pinhões, que atraem milhares de visitantes que apreciam a iguaria de variadas formas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Araucária

Araucária

Araucária

Folhas da Araucária e pinha

Be the first to comment on "Araucária, desde os tempos mais remotos utilizada para várias finalidades"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.