O arapaçu-de-bico-torto é um daqueles pássaros que a gente tem que olhar mais de uma vez pra conseguir acreditar na perfeição da natureza. Conhecido também como gurizão e arapaçu-alfange, a espécie Campylorhamphus falcularius desperta a curiosidade de muitos observadores pelo tamanho de seu bico, que tem a aparência de uma pequena foice.
Características gerais da espécie
O gurizão é uma ave da grande ordem zoológica Passeriformes, onde estão incluídas diversas espécies bastante conhecidas, tais como o tiê-sangue, a rendeira, o sanhaço-de-fogo, dentre outras espécies da rica fauna brasileira. Ele também está classificado dentro da família Dendrocolaptidae, que compreende espécies de cor amarronzada distribuídas em grande parte da América do Sul.
Em relação a sua morfologia, o arapaçu-de-bico-torto é uma ave que pode chegar a medir cerca de 24 centímetros, e uma cor mais amarronzada, que apresenta tons mais escuros na cauda, e mais claros na região da cabeça; sendo o peito mais esbranquiçado. Contudo, o que realmente chama a atenção nessa espécie é o seu bico, de cor preta, extremamente curvo e longo, com cerca de 6 centímetros; que é utilizado como uma pinça para coletar suas presas.
Hábitos do Arapaçu-de-bico-torto
Encontrado principalmente na região centro-sul da América do Sul, o arapaçu-de-bico-torto é um pássaro predominantemente encontrado do Rio Grande do Sul até o sul da Bahia, principalmente em áreas de Mata Atlântica; onde habita bambuzais e regiões de florestas.
Em termos de alimentação, seu longo bico é uma excelente ferramenta na captura de pequenos insetos, visto que ele insere o bico em frestas de árvores e em buracos abertos por roedores em meio ao taquaral; e, desse modo, consegue capturar suas presas. Vale ressaltar que, na sua dieta, estão inseridas diversas espécies de insetos, além de pequenos anfíbios.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Já no que se refere à reprodução, o gurizão utiliza buracos já construídos em árvores, ou pequenos ocos naturais; onde colocam em média dois ovos sobre um amontoado de folhas secas para amortecer. Estes, por sua vez, são incubados tanto pela fêmea, quanto pelo macho, que também se auxiliam no cuidado após o nascimento.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp