Banana, doce, suculenta e repleta de benefícios para a saúde

5 (100%) 1 vote

A banana (Musa spp.) é o fruto da bananeira e de origem incerta; mas acredita-se que surgiu no sudeste asiático; além de ser conhecida desde os tempos mais remotos.

Ela é encontrada em quase todas as regiões do planeta; sendo disseminada desde a época das grandes navegações portuguesas e espanholas. Ela é conhecida também como figueira-de-Adão.

A fruta apresenta diversas espécies, mas no Brasil; as mais conhecidas são nanica, prata, banana-terra, banana-pão e a banana maçã.

Cultivo da Bananeira

Bananeira

Bananeira

A planta possui ciclo perene, prefere clima tropical, com luz solar direta, solo úmido sem encharcamento e rico em nutrientes. A altura da bananeira varia de acordo com a espécie, mas em média possui até dois metros de altura.

Suas flores que podem ser hermafroditas; ou masculinas e femininas aparecem em forma de pencas isoladas; sendo polinizadas por insetos tais como as abelhas.

A fruta, adocicada e suculenta, é produzida em forma de cachos e divididos em pencas para consumo. Sua propagação é pelas mudas, que são extraídas da planta adulta.

Propriedades da Banana

A fruta é rica em fibras, açúcares, vitaminas A, B, C, K e E; sais minerais tais como potássio, zinco, ferro cobre e magnésio. Ela é rica em propriedades antioxidante, digestiva, anti-inflamatória, cicatrizante, anticancerígena e antidepressiva.

Flor da Banana

Flor da Banana

Ingerida regularmente, em doses moderadas, auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico, na boa digestão e no controle da pressão arterial.

Serve para quê?

Ela é amplamente utilizada na culinária para preparação de doces, tortas, geleias, compotas, bolos, papas, bombons e vitaminas. Sua papa geralmente é uma das primeiras formas de alimentações dos bebês; que adoram a fruta doce e saborosa.

A flor da bananeira também é comestível sendo utilizado em diversas criações culinárias; além de usada na medicina popular para controlar os níveis de glicose do sangue, combater a anemia, ajudar na lactação, em processos infecciosos e na cicatrização de feridas.

O caule também é usado para fabricação de papel; além da casca da fruta ser útil como purificador e na extração de contaminação por metais pesados da água do rio.

Onde encontrar?

Banana em cacho

Banana em cacho

Ela é encontrada em grandes lavouras comerciais, em feiras livres, mercados municipais e em pomares frutíferos das casas de roça.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

 

Be the first to comment on "Banana, doce, suculenta e repleta de benefícios para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.