Qual a diferença entre pato, marreco, ganso e cisne?

Algumas das aves mais conhecidas pelos brasileiros são o pato, marreco, ganso e cisne, visto que são aves muitas vezes domesticadas, que alegram as roças e casas; e que são muito parecidas entre si.

Justamente por isso, é bastante comum que as pessoas confundam cada uma delas, e não saiba diferenciá-las muito bem. Mas, antes de saber diferenciá-los, é importante saber que ambos fazem parte de uma ordem na zoologia chamada de Anseriformes; onde estão classificadas aves normalmente aquáticas, com bico mais achatado, membranas entre os dedos para facilitar a natação, e que apresentam uma penugem mais grossa e bem impermeabilizada. A partir daí, já podemos partir para as diferenças entre eles.

Diferença entre pato, marreco, ganso e cisne (imagem: Canva)

Qual a diferença entre pato, marreco, ganso e cisne?

O Pato

O pato é bastante conhecido pelo grande número de espécies que são comumente chamadas de “pato”, e que se referem a aves capazes de nadar muito bem, e que não passam dos 80 centímetros de comprimento. Com uma protuberância perto das “narinas”, ele se diferencia do marreco principalmente por essa característica; além de possuir patas que se deslocam para trás, permitindo uma natação excelente. Vale ressaltar também que são capazes de mergulhar até 17 metros de profundidade, e possuem uma carne mais escura, apreciada com o tucupi na região norte; como em Belém e Manaus.

Pato (imagem: Canva)

O Marreco

O marreco, por sua vez, é bastante parecido com o pato; mas se diferencia principalmente pelo tamanho, que gira em torno dos 40 centímetros de comprimento, e pela ausência da protuberância nas narinas, que são comuns nas espécies de patos. Além disso, ao contrário dos gansos, sua postura é mais horizontal em relação ao solo, e os machos possuem uma pena na cauda que forma um pequeno “cachinho”, a qual também auxilia na diferenciação. Em termos gastronômicos, o marreco é bastante apreciado nos estados do sul, que possuem influências alemãs bem fortes, como Pomerode; e também em Monte Verde, em Minas.

Marreco macho atrás (imagem: Pixabay)

O Ganso

Uma das aves domésticas mais atrevidas e barulhentas, o ganso é um dos mais fáceis de serem diferenciados. São aves bem maiores que patos e marrecos, podendo chegar a mais de 1 metro de comprimento, sendo também mais pesados que as outras espécies. Uma outra diferença consiste no fato de que o ganso é uma espécie predominantemente terrestre, capaz de voar longas distâncias, não tão adepta a água como marrecos e patos. Além disso, podem chegar a 50 anos de idade, e seu fígado é bastante apreciado na culinária.

Ganso (imagem: Canva)

O Cisne

Considerado um dos mais charmosos, que é símbolo até mesmo de filmes, o cisne é a maior dentre as outras três aves mencionadas, podendo chegar a 1,70 metro de comprimento, e mais de 20 kg, se caracterizando também pela presença de um pescoço mais alongado ideal para alcançar plantas aquáticas que servirão de alimento. São bastante dóceis, e elegantes, sendo utilizados para ornamentação. Além disso, os cisnes são excelentes nadadores, e possuem uma boa capacidade de voo; adquirindo um formato bem peculiar quando estão em bandos.

Cisne (imagem: Canva)

E você, conhecia a diferença entre pato, marreco, ganso e cisne? Já favorita essa página pra não esquecer mais!

Be the first to comment on "Qual a diferença entre pato, marreco, ganso e cisne?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.