Gelado de jabuticaba com melado, refrescante receita para o verão

5/5 - (1 vote)

Nada melhor do que uma receita bem gelada e extremamente saborosa para refrescar do calor típico do verão, não é mesmo? Seja uma receita à base de chocolate ou de frutas, algo doce é sempre uma boa pedida, como um gelado de abacaxi com hortelã, ou um gelado de capim cidreira, ou ainda um delicioso gelado de manga, que é bem comum na região de Guidoval, Minas Gerais.

Mas você já parou pra pensar que, com a diversidade de frutos existentes no Brasil, também existe uma infinidade de receitas que podem ser realizadas? E com a jabuticaba, não é diferente! Além do tradicional licor, que atende aos paladares mais exigentes, também há a opção de fazer um magnífico gelado de jabuticaba com melado; receita prática, com poucos ingredientes e bem refrescante. Confira a seguir o passo a passo para fazer essa iguaria!

Jabuticaba em cozimento (foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)

Receita de Gelado de Jabuticaba com Melado

Ingredientes

  • 500 gramas de jabuticaba;
  • Melado de cana de açúcar (ou o açúcar de sua preferência);
  • 1/2 caixa de leite condensado;
  • 1 caixa de creme de leite;
  • 1 pacote de gelatina sem sabor;
  •  1/2 xícara de leite.

Gelado de jabuticaba com melado (foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)

Modo de fazer

Antes de iniciar a receita, lave as jabuticabas em água corrente para retirar quaisquer impurezas que estejam na sua casca, e coloque-as em uma panela. Acrescente 2 colheres grandes cheias de melado (ou o açúcar de sua preferência), o qual irá auxiliar no cozimento da jabuticaba. Coloque a panela em fogo médio, e deixe os frutos cozinhando por cerca de 25 minutos, mexendo frequentemente para não queimar o fundo.

Após o cozimento, coloque as jabuticabas cozidas junto com a água de seu cozimento no liquidificador, e bata uma porção de cada vez. Passe em uma peneira, para obter um creme roxo sem caroço e sem casca. Limpe o liquidificador, e acrescente o creme de leite e o leite condensado, batendo até formar uma mistura bem homogênea. Logo após, adicione o creme de jabuticabas e bata bem.

Enquanto isso, é interessante que a gelatina sem sabor já esteja sendo dissolvida em água quente, para poder ser adicionada ao creme logo em seguida. Bata no liquidificador por mais uns instantes, acrescente um pouco de leite, misture e despeje o creme em um refratário para levar à geladeira. Deixe gelando por cerca de 6 horas, e sirva. Bom apetite!

Jabuticaba (foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)

Be the first to comment on "Gelado de jabuticaba com melado, refrescante receita para o verão"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.