A origem do Chocolate, o alimento que conquistou o mundo

O Chocolate é, sem sombra de dúvidas, um alimento que conquistou o paladar de diversos povos e civilizações ao longo da história mundial. Apreciado por seu sabor e aroma inigualáveis, capazes de tirar o mau humor de muitas pessoas e de derreter os corações mais endurecidos; esse alimento tem, atualmente, variações que o tornam extremamente versátil na culinária.

Chocolate (foto: https://chocolatrasonline.com.br/)

Desde as versões mais amargas até as versões ao leite, passando pelo chocolate branco; essa iguaria é a base para diversas receitas, tais como um bolo de geleia de amora com chocolate; um delicioso doce de pão; o tradicional brigadeiro; dentre muitas outras. Mas, afinal, qual é a história do chocolate?

Origem do Chocolate

Segundo registros históricos, esse alimento teve sua origem na América Latina, onde hoje localiza-se o território mexicano. Tudo indica que, há cerca de 1500 anos antes de Cristo, os Olmecas iniciaram a transformação do cacau em chocolate, o qual era usado tanto em rituais, quanto para a cura de algumas doenças. Também nessa região, os Astecas e os Maias começaram a consumir essa iguaria, que era considerada um alimento sagrado; tendo sido apelidada então, de bebida dos deuses. Ressalta-se ainda, que, nessa época, esse alimento era feito à base de cacau, pimenta e milho, sendo, portanto, uma água bem amarga, que foi então apelidada de “xocolatl”.

Versão amarga (foto: https://nutrindoideias.com)

Por volta do século XV, período em que começavam as grandes navegações na Europa, era comum que os astecas utilizassem o chocolate como moeda de troca. Desse modo, a expedição espanhola que buscava ouro nas Américas foi surpreendida quando, ao encontrar o povo asteca, foi recebida com chocolate.

Ao retornar para a Europa, o cacau foi introduzido no continente, e, para amenizar seu amargor, foram adicionadas algumas especiarias, tais como mel e açúcar. A partir daí, esse alimento se disseminou pelos países europeus, e novas plantações de cacau foram sendo iniciadas em países que eram colônia da Europa, principalmente na América Central.

O chocolate e a Revolução Industrial

Todavia, nessa época, todo o chocolate que era produzido, era feito exclusivamente de modo artesanal, uma vez que não havia tecnologia suficiente para otimizar sua produção. Sendo assim, a partir do século XVIII, em que estoura a Revolução Industrial inicialmente na Inglaterra, máquinas e equipamentos são produzidos, e, desse modo, a produção de chocolate eleva significativamente.

Chocolate (foto: https://blog.livup.com.br)

Com a maior facilidade de produção dessa iguaria, esta passou a ser produzida em massa e, consequentemente, seu preço reduziu. Isso contribuiu para que, além da nobreza, o chocolate se tornasse acessível às classes mais baixas da época, e se tornasse ainda mais popular. Além disso, vale ressaltar que, dentre as novas invenções advindas da Revolução Industrial, houve a criação de uma máquina capaz de extrair o pó do cacau; que, ao ser misturado com leite e demais ingredientes, poderia ser colocado em um molde para ser vendido na forma de barras; tal como esse alimento é comercializado nos tempos atuais.

A partir de então, o chocolate sofreu variações diversas, de modo que passou a apresentar sabores diferentes que agradam desde paladares mais aptos a doces; até paladares que preferem alimentos mais amargos.

Be the first to comment on "A origem do Chocolate, o alimento que conquistou o mundo"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.