O leite condensado é o tipo de doce que entrou na culinária brasileira para ficar; seja para o produção de tapiocas, bolos, mousses, rocamboles ou pavês. Seu gosto e sua versatilidade cativaram os brasileiros de tal modo que este produto está presente em cerca de 90% das casas brasileiras.
Conheça a seguir um pouco mais sobre a história dessa delícia alvo de muitos ataques à geladeira; e também uma receita para quem gosta de produzir seus próprios produtos.
Origem do Leite Condensado
Primeiramente, vale ressaltar que, na produção industrial, não há o processo de condensação, mas de evaporação. Desse modo, o primeiro registro desse produto remete à França, em que um pesquisador promoveu e evaporação do leite; mas também adicionou açúcar a este, de modo que aumentasse a vida útil do leite para uma viagem de navio; uma vez que a pasteurização, técnica de esterilização de alimentos, ainda não era conhecida.
Já na Guerra de Secessão, ocorrida nos EUA entre 1861 e 1865, o leite condensado começou a se popularizar; isto porque era necessário um alimento fácil de transportar e suprisse a necessidade energética dos soldados; além disso, não havia tanta produção de leite e de açúcar. Sendo assim, como uma porção da iguaria possuía mais de mil calorias, esta foi utilizada para alimentar os combatentes da guerra.
Já no Brasil, tornou-se mais comum com a importação desse produto dos americanos para suprir mães que não conseguiam amamentar; desse modo, era extremamente comum que fosse colocado leite condensado na mamadeira de bebês para que a demanda energética fosse suprida. Em 1945, com a candidatura do Brigadeiro Eduardo Gomes, que distribuía brigadeiros em suas campanhas, o ingrediente foi disseminado; e desde então, tomou espaço na cozinha dos brasileiros, de onde não saiu mais.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Receita de Leite Condensado Caseiro
Há diversas receitas dessa iguaria gastronômica; algumas com água, outras com leite; outras com leite em pó. Todavia, como originalmente a receita desse doce era à base de leite e de açúcar, segue a receita mais tradicional.
Ingredientes
Modo de fazer
Em fogo médio, leve o leite e o açúcar a uma panela até ferver, e após fervura, aguarde 15 minutos, ainda mexendo. Nesse tempo, o leite deve reduzir bem, e nessa hora deve-se adicionar a essência de baunilha e desligar o fogo. Leve sua mistura a um liquidificador ou batedeira e bata bem, até obter uma consistência bem homogênea e a temperatura ficar morna. Ao terminar de bater, está pronto para ser utilizado. Bom apetite!
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp