Estévia (Stevia rebaudiana) originada na América do Sul, principalmente nas florestas tropicais do Brasil e Paraguai; conhecida pelos índios guaranis, desde tempos remotos para tratamento de vários males. Ela é conhecida também como erva-doce do Paraguai.
Seu poder adoçante é de 200 a 300 vezes maior que a do açúcar, sendo muito utilizada ultimamente em substituição ao açúcar refinado. A partir do século XX que ela foi difundida em diversos continentes, cujas comunidades científicas realizaram vários estudos, que comprovaram sua importância para a saúde e seu poder de adoçar.
Cultivo da Estévia
Ela é uma planta arbustiva, que pode alcançar entre 40 e 80 cm de altura, possui raízes fibrosas, folhas lanceoladas e belas flores brancas, que são hermafroditas. Ela prefere solo úmido, sem encharcamento e rico em nutrientes. Propaga-se por sementes ou estacas. A colheita de suas folhas deve acontecer antes da floração da planta, pois dessa forma haverá maior concentração de glicosídeo.
Ela pode ser cultivada em jardins, canteiros, vasos; além de usada também para ornamentação de variados espaços.

Propriedades Terapêuticas de Estévia
Ela possui importantes propriedades terapêuticas tais como anti-hiperglicêmica, antioxidante, anti-inflamatória, antidiarreica e diurética.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Ela rica em vitamina C, betacaroteno, e vitaminas do complexo B; além dos sais minerais cálcio, cromo, cobalto, flúor, ferro, magnésio, manganês, fósforo, potássio, selênio, sódio, estanho e zinco.
Benefícios da Estévia
Sua utilização ajuda a regular o funcionamento do pâncreas; além de contribuir para as dietas dos diabéticos em relação à restrição do açúcar, na perda de peso, no controle de diarreia e para evitar o inchaço corporal. Ela ajuda na prevenção do envelhecimento precoce e no fortalecimento do sistema imunológico.
Utilização da Estévia
Ela é usada em forma de chá, na medicina popular para cansaço e indisposição, para a saúde da pele e dos dentes; além de ajudar a controlar a pressão arterial.
Amplamente utilizada na culinária para preparação de receitas para substituição do açúcar, sendo mais saudável que o açúcar refinado.
Onde encontrar a Estévia?
Encontrada em quintais das casas de roça, em hortas domésticas e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp