Hortas Domésticas chegaram ao Brasil com os colonizadores e imigrantes; que sempre fizeram plantações de hortaliças no quintal de suas casas, para garantir a subsistência da família.
O costume de plantar horta doméstica foi incorporado ao povo brasileiro; que sempre teve o hábito de colher de suas hortaliças em seus quintais de forma saudável; além de ser uma forma mais barata. A alimentação brasileira ganhou contribuição de vários povos, que a tornou muito rica e diversa.

Hortas Domésticas foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)
Hortas Domésticas
Eram cuidadas pelas mulheres das casas de roça, que faziam canteiros, adubavam, cercavam e organizavam todos os alimentos que seriam plantados no espaço conhecido como horta doméstica.
O local recebia esterco recolhido das fezes das galinhas ou dos bois, que eram o adubo utilizado para garantir o viço das plantas cultivadas.
Geralmente as crianças ajudavam nas tarefas de cuidado e manejo das hortas, fazendo a rega com pá, com regador e com a evolução da agricultura, com mangueira ou aspersor. Elas eram responsáveis pela retirada de matos ou ervas daninhas, que poderiam atrapalhar a culturas das hortaliças e tubérculos.
Com o aumento das cidades e o êxodo rural, o costume de colher os alimentos nos quintais das casas de roças; ficou restrito às pequenas propriedades de poucos agricultores que ainda retiram da terra seu sustento.
A Agricultura passou a ser mecanizada e o uso de agrotóxicos aumentou em grandes proporções; pois as plantações aumentaram de tamanho para abastecimento das grandes Ceasas; que são as centrais de abastecimento e distribuição dos alimentos no grandes centros urbanos.

Hortas Domésticas foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)
Onde encontrar hortas domésticas?
Ela são encontradas em quintais das casas da zona rural, nos rincões brasileiros, garantindo uma alimentação saudável para quem tem o costume de cultivar seu próprio alimento.
Ultimamente com o uso indiscriminado de agrotóxicos e a conscientização da alimentação saudável; ela tem voltado à tona e faz parte de locais urbanos e pequenos espaço de apartamentos; e tem se tornado cada mais frequente.
A partir do século XXI, o apoio ao cultivo de hortas urbanas e periurbanas no Brasil passou a fazer parte da política nacional de redução da pobreza e garantia de segurança alimentar. Algumas dessas hortas foram financiadas com recursos federais e estavam incluídas no Programa Nacional de Agricultura Urbana.
Be the first to comment on "Hortas Domésticas: desde a antiguidade garantindo uma boa alimentação"