Origem e utilização da Camélia na ornamentação de variados espaços

Camélia (Camellia japonica) é de origem asiática, sendo muito popular entre os japoneses, coreanos e chineses, sendo amplamente empregada na ornamentação de diversos espaços. É conhecida popularmente por cameleira e japoneira.

Ela está reunida em mais de 30.000 cultivares, com diversidade de cores e formas; além de ser muito popular em quase todo mundo, sendo cultivada em variadas regiões e climas; mas não suporta locais muito quentes.

Camélia

Camélia (foto https://davesgarden.com/guides/pf/showimage/259739/#b)

A planta é muito longeva, pois há espécie com quase 500 anos, encontradas em palácios japoneses.

Descrição

A planta pertence a um grupo muito variado de arbustos grandes ou árvores, e com altura que pode variar de 1,5 a 6,0 m de altura, cuja folhagem e florescimento são decorativos.

O tronco da planta é lenhoso e suas folhas possuem forma elípticas, cerosas e coriáceas, serrilhadas ou denteadas.

A planta, em sua maioria, prefere sombra a meia sombra, com alguma proteção contra os ventos secos de inverno. Elas crescem com facilidade em solos bem drenados, ricos em matéria orgânica e ligeiramente ácidos. Possuem crescimento lento, mas são plantas de vida longa. Propaga-se por mudas e sementes.

As flores são solitárias, grandes, de cor vermelha na espécie original, a qual deu origem a inúmeras variedades cultivadas, de flores simples ou dobradas, brancas, vermelhas, róseas ou bicolores; além de atrair muitos insetos.

Camélia

Camélia ( foto https://www.flowerpower.com.au/camellia-japonica-ecclesfield-9319762001301p)

Serve para quê?

Ela é amplamente usada em projetos paisagísticos, em jardins, canteiros e praças, garantido cor e beleza nos espaços onde é encontrada.

A planta, com sua bela flor, inspirou o autor Alexandre Duma Filho a escrever o romance A Dama das Camélias. Ela também está presente na marchinha de carnaval A Jardineira.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em sites que comercializam sementes e mudas de plantas, em mercados municipais e feiras livres; além de colorir jardins e canteiros com suas belas flores.

Be the first to comment on "Origem e utilização da Camélia na ornamentação de variados espaços"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.