Origem, utilização e propriedades da Mandioquinha

Mandioquinha (Arracacia xanthorrhiza) é nativa dos Andes, mas muito popular, em diversas regiões do planeta; além de conhecida como mandioquinha-salsa, batata-baroa, baroa e batata-salsa. Ela chegou ao Brasil no início do século XX e caiu no gosto do brasileiro.

Descrição

A planta que atinge até 120 centímetros de altura, prefere clima ameno, solos ricos em nutrientes, água constante sem encharcamento e locais mais altos para seu desenvolvimento, mas não tolera regiões frias ou geadas.

Mandioquinha

Mandioquinha (foto https://www.tuberculos.org/arracacha/)

Sua folhas esverdeadas possui pecíolos e são comestíveis. Ela pode ser cultivada em locais de luz solar ou de sombra. Propaga-se por mudas.

Sua flores devem ser arrancadas, logo que aparecem, para boa formação das raízes, e a colheita deve ser iniciada quando as folhas começarem a amarelar. Elas podem ser encontradas de variadas cores tais como branca, amarela ou roxa.

Propriedades

A planta é rica em carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B, C e sais minerais tais como manganês, potássio, fósforo, ferro e zinco.

Ela apresenta variadas propriedades tais como digestiva, antioxidante, anti-inflamatória, laxativa e antitumoral.

Seu consumo regular ajuda no bom funcionamento intestinal, no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento precoce. Ela ajuda ainda a promover a saciedade, sendo uma boa dica para dietas de perda de peso.

Mandioquinha

Mandioquinha (foto https://www.flickr.com/photos/cyberespia/27916121766)

Serve para quê?

Suas raízes tuberosas são consumidas cozidas ou assadas, em variadas receitas culinárias, tais como sopas, purês, escondidinho, tortas e saladas.

As folhas jovens podem ser consumidas cruas ou cozidas, em forma de salada e em acompanhamento de outras receitas.

A raiz poder ser usada na fabricação de farinha; além de ser incluída em receitas alternativas e saudáveis de doces.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em hortas domésticas, por ser de fácil cultivo, em sites que comercializam sementes e mudas de plantas, em feiras livres e mercados.

Be the first to comment on "Origem, utilização e propriedades da Mandioquinha"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.