Benefícios, propriedades medicinais e aplicação da Murta

Murta (Murraya paniculata) é uma planta de origem asiática, mas encontrada na África e Europa, conhecida ainda por Marta. A planta faz parte de variados rituais europeus, utilizada para a confecção de buquês de noivas e preparação de bonsais.

Descrição

A planta pode alcançar até 7 metros de altura, com ramagem bastante ramificada e lenhosa. As folhas possuem entre 3 e 7 folíolos pequenos e são pinadas, com coloração verde-escura.

Murta (//www.onlineplantsmelbourne.com.au/all/orange-jessamine/)

As flores possuem coloração branca ou branca-creme, e o perfume lembra o cheiro do jasmim e da flor-de-laranjeira. Seus frutos são do tipo baga, carnosos, oblongos e pequenos, com coloração vermelho-alaranjada.

Ela é pouco exigente em relação ao solo, tolera variações de temperaturas e prefere rega constante sem encharcamento. Propaga-se por mudas e sementes.

Propriedades Medicinais

Ela apresenta as propriedades medicinais expectorante, antisséptica, anti-hemorroidal, aromática e anti-inflamatória.

Serve para quê?

Na culinária, na Europa é usada como condimento para realçar o sabor de variadas preparações; além de usada em saladas e no acompanhamento de variadas carnes. Usada ainda para envolver os queijos, no momento da secagem da massa.

Na ornamentação, faz parte de variados projetos paisagísticos, seja na composição de cercas-vivas ou em bordaduras de variados espaços.

Na medicina popular, ajuda na saúde da pele, na eliminação de espinhas, na saúde das vias respiratórias e para alívio de infecções urinárias.

Murta (//greensouq.ae/pdt/murraya-paniculata-thai-jasmine/

O óleo essencial extraído da planta é amplamente utilizado pela indústria farmacêutica e cosmetológica para fabricação de sabonetes, cremes e loções.

Onde encontrar?

Facilmente encontrado em jardins, praças e canteiros; além de comercializado em sites que vendem mudas e plantas, em floriculturas e em farmácias de manipulação, sob a forma de óleo essencial.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Benefícios, propriedades medicinais e aplicação da Murta"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.