Os chás são excelentes opções de bebida para quem busca opções saudáveis, e que possuem diversas propriedades medicinais; sendo importantes no tratamento de diversos males. Dentre os chás mais procurados dentre os brasileiros, os chás anti-inflamatórios são grandes campeões; uma vez que são grandes aliados no combate à dor, lesões musculares e outros incômodos.
Mas, afinal de contas, o que é uma substância anti-inflamatória?

Chás anti-inflamatórios (imagem: Canva)
O que são chás anti-inflamatórios?
As substâncias anti-inflamatórias consistem em compostos que reduzem a produção/ação das substâncias inflamatórias no corpo, e que causam uma série de malefícios e sintomas típicos, como dor, rubor e calor. Desse modo, os chás-anti-inflamatórios são aqueles que, em sua composição, apresentam plantas ricas em compostos que contribuem para a redução de dores nas articulações, dores de cabeça, de garganta, inflamações ginecológicas, etc.
7 chás anti-inflamatórios e seus benefícios
1) Chá de Funcho
Um dos principais chás anti-inflamatórios é o chá de funcho, que apresenta, além da ação anti-inflamatória, ação analgésica e digestiva. Desse modo, é um dos principais chás utilizados no tratamento de males gastrintestinais, como gastrite, dor de garganta, gases e inflamações estomacais.
2) Chá de Hortelã
O chá de hortelã também é uma excelente opção para desinflamar o corpo, sendo também um bom descongestionante. Todavia, um dos principais motivos pelos quais é conhecido é pela sua grande capacidade de aliviar cólicas, e auxiliar no combate a dores de cabeça. Além disso, o hortelã é uma planta rica em flavonoides, que são de grande importância para a saúde dos vasos sanguíneos.
3) Chá de Cúrcuma
Uma boa opção principalmente para quem sofre de dores musculares é o chá de cúrcuma, uma especiaria também conhecida como açafrão (embora o verdadeiro açafrão seja uma outra especiaria, bem mais cara). Por ser capaz de combater a histamina e aumentar os níveis de cortisona, tem um grande poder anti-inflamatório, na prevenção de doenças neurais e do envelhecimento precoce.
4) Chá de Orégano
Além de ser muito utilizado como um condimento em diversos pratos (especialmente a pizza), o orégano é também uma planta medicinal repleta de benefícios; e seu chá possui grande ação anti-inflamatória, sendo de grande importância para a saúde ginecológica, como no tratamento de sintomas da TPM. Além disso, é de grande importância no combate ao envelhecimento precoce e no alívio de dores musculares.

Chás anti-inflamatórios (imagem: Canva)
5) Chá de Cravo-da-Índia
Além de ser um dos chás anti-inflamatórios mais conhecidos, o chá de cravo-da-índia é de grande importância por ser analgésico; por facilitar a digestão e por contribuir para a redução do cansaço. Contudo, como anti-inflamatório, contribui fortemente para o tratamento de dores nos dentes e gengivite.
6) Chá de Tanchagem
Outra planta rica em substâncias anti-inflamatórias, a tanchagem é muito utilizada na medicina popular para o tratamento de infecções urinárias; mas também para a prevenção de úlceras e do envelhecimento precoce. Vale ressaltar também que sua ação anti-inflamatória também é muito importante no processo de cicatrização de feridas.
7) Chá de Gengibre
Um dos chás anti-inflamatórios que também é muito benéfico ao organismo é o chá de gengibre, o qual contribui para o alívio de cólicas uterinas em associação com a camomila; bem como para o combate de gripes, resfriados e outras infecções no trato respiratório. Além disso, é um grande aliado no tratamento da síndrome metabólica mais conhecida como diabetes.
Be the first to comment on "7 chás anti-inflamatórios e seus benefícios para o organismo"