Utilização da Ametista na ornamentação e jardinagem

Ametista (Plectranthus saccatus) é originada da África, conhecida também como Planta Ametista; sendo utilizada principalmente para a ornamentação. Ela pertence à família da manjericão e do hortelã.

Descrição

A planta é uma herbácea, pertence à família Lamiaceae, de ciclo perene, de crescimento rápido, que pode chegar até 50 cm de altura, cujas flores e folhas possuem características ornamentais.

Ametista

Ametista (foto https://candidegardening.com/ZA/plants/eaabf98455d9bdfef9c454fdb2cbfb96)

As folhas espessas, cerosas, aromáticas, pubescentes e com bordas serrilhadas podem atingir até 6 cm de comprimento, na coloração verde-brilhantes, na face superior e arroxeadas, na face inferior.

As inflorescências terminais, em racemos eretos, podem chegar até 15 cm de comprimento, com flores lilases com o tubo prolongado e na abertura possui manchas roxas, mas existe ainda variedade com flores brancas. Elas aparecem de novembro a maio e atraem muitas borboletas e beija-flores.

Ela pode ser cultivada em vasos e jardineiras, além de adornar varandas, sacadas, terraços e pátios, mas é exigente em relação a riqueza do solo, umidade e drenagem. Ela propaga-se por meio da divisão de seus ramos.

Usada para quê?

Ela é usada na decoração de jardins formando maciços, como forração de solo; além de se desenvolverem bem em vasos e jardineiras como planta pendente. A Ametista é indicada para varandas por ser extremamente resistente ao vento.

Be the first to comment on "Utilização da Ametista na ornamentação e jardinagem"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.