Manjericão repleto de nutrientes benéficos para a saúde

Manjericão (Ocimum basilicum) originário da Ásia, é utilizado desde os tempos mais remotos na medicina popular para alívio de várias enfermidades.

Ele possui vários simbolismos para alguns povos tais como símbolo do amor, na Itália; do luto, na Grécia e nos florais, é indicado para pessoas desorganizadas e indisciplinadas.

Como cultivar o Manjerição?

É uma planta perene, que atinge até 1 metro de altura, com folhas brilhantes que exalam um cheiro agradável ao serem esfregadas. Preferem solos ricos em nutrientes, rega constante sem encharcamento. Produzem belas flores lilases que são visitadas por beija-flores. Propaga-se por mudas ou sementes.

Ele pode ser cultivado em canteiros, pequenas hortas domésticas, em vasos e jardineiras, fazendo parte de uma alimentação saudável, por ser de fácil acesso.

Propriedades do Manjericão

Ele possui diversas propriedades medicinais tais como antisséptica, desintoxicante, antioxidante, calmante, expectorante, antibacteriana, diurética, relaxante, anti-inflamatória e antidiarreico. Possui vitaminas A, C, K; além de sais minerais cálcio, potássio e manganês.

Utilização do Manjericão

Ele é utilizado em uma infinidade de receitas tais como saladas, molhos, sucos detox, cremes, como aromatizantes de carnes, massas e para as famosas pizzas.

Seu consumo regular auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção de gripes e resfriados; além de ajudar a controlar a diabetes e na recuperação de pacientes em tratamento quimioterápicos.

Ele pode ser usado in natura, em águas aromatizadas, em chás e salpicado em diversas preparações culinárias, mas sempre ao final da preparação delas para preservação de seus nutrientes.

Na medicina popular, ele é utilizado para diversas finalidades seja para picadas de cobras, escorpião e problemas nos olhos. O suco fresco da planta era usado externamente no tratamento de infecções da pele causadas por fungos. As folhas amassadas eram aplicadas em locais doloridos em casos de reumatismo.

Onde encontrar o Manjericão?

Ele é encontrado em quintais das casas de roça, em feiras livres, mercados municipais, e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais a saúde.

Manjericão

Manjericão

Manjericão

Manjericão

Manjericão

Manjericão

Be the first to comment on "Manjericão repleto de nutrientes benéficos para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.