Alegria-de-jardim, o cantinho dos beija-flores na jardinagem

Dentre as plantas ornamentais mais cultivadas no jardim, uma das mais conhecidas e apreciadas é a alegria-de-jardim (Salvia splendens). Conhecida também como flor-de-cardeal, ou sangue-de-adão, trata-se de uma espécie ideal para atrair abelhas e beija-flores aos jardins.

Originária de terras brasileiras, é uma espécie muito bem adaptada aos climas tropical e subtropical, embora também tolere climas mediterrâneos e equatoriais. Desse modo, é uma excelente opção de planta ornamental para locais com sol, e que florescem na primavera.

Salvia splendens (imagem: Dinesh Valke – CC BY-SA 2.0 – Wikimedia Commons)

Conheça a espécie

Assim como as demais plantas com flores encontradas no planeta, a alegria-de-jardim é uma angiosperma; sendo classificada no grupo das dicotiledôneas e na família Lamiaceae, que se caracteriza pela presença de óleos especiais, principalmente. Desse modo, algumas outras plantas muito utilizadas na indústria de cosméticos fazem parte desse grupo, como o hortelã e a alfazema (ou lavanda).

Mas, algumas características próprias dessa espécie são o porte subarbustivo, com galhos semi-lenhosos; que apresentam folhas ovalares com margens dentadas, bem típicas da família botânica em que está incluída.

Sendo capaz de chegar até pouco mais de 1 metro de altura, a flor-de-cardeal chama a atenção principalmente por suas flores tubulosas de cor avermelhada, mas que também podem apresentar uma cor esverdeada. Dessa forma, justamente pela presença de uma corola em forma de tubo, é uma espécie muito apreciada por beija-flores, embora também seja visitada por abelhas e por borboletas.

Alegria-de-jardim (imagem: Hanna Zelenko – Wikimedia Commons)

Como cultivar a Alegria-de-jardim?

Conforme já mencionado, o sangue-de-adão é uma espécie típica de clima tropical; cujo plantio se dá principalmente através de sementes obtidas em sites especializados. Para seu cultivo, o ideal é que ele seja feito sob sol pleno, mantendo-se o solo irrigado, mas sem encharcar para que a floração ocorra da melhor maneira possível.

É importante ressaltar que a planta tolera baixas temperaturas, mas se desenvolve melhor quando há mais calor; de modo que, no frio, é comum murchar, mas se estabiliza logo em seguida. Além disso, é imprescindível que a poda seja realizada após o florescimento, revigorando a planta.

Utilização da flor-de-cardeal

Além de ser muito utilizada na decoração de jardins por sua beleza e aroma característicos, a alegria-de-jardim pode ser usada na culinária, enfeitando bolos, tortas e saladas; bem como suas folhas podem ser utilizadas para a elaboração de chás.

Be the first to comment on "Alegria-de-jardim, o cantinho dos beija-flores na jardinagem"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.