Comigo-ninguém-pode, planta ornamental conhecida pela toxicidade

Um das plantas ornamentais mais queridas entre os brasileiros, e mais comuns no interior das casas é a comigo-ninguém-pode; que só pelo nome popular, já revela uma de suas principais características: sua toxicidade.

Mas, muito além disso, a espécie Dieffenbachia seguine, originária da Costa Rica, é muito utilizada para a decoração de casas e jardins pelo misticismo por trás de sua beleza; uma vez que se acredita que ela é responsável por afastar energias ruins dos lares. E você, conhece essa planta?

Comigo-ninguém-pode (imagem: Wikimedia Commons)

Conheça a espécie

A comigo-ninguém-pode é uma espécie representante do grande grupo das angiospermas monocotiledôneas, grupo em que são encontrados o milho, a cana-de-açúcar, dentre outras espécies. Além disso, ela está classificada na família Araceae, sendo caracterizada pelas folhas com manchas esbranquiçadas; apresentando também frutos do tipo baga e inflorescências do tipo espádice, como os lírios e antúrios.

Contudo, uma das principais características da espécie consiste no fato de ela ser rica em cristais de oxalato de cálcio, na forma de ráfides; e que, quando ingeridos, podem causar irritações, e até mesmo edemas que podem evoluir para quadros de óbito. Mas, para além dessa toxicidade, a qual requer muita atenção principalmente em lares que possuem pets ou crianças, essa bela planta também possui muitas qualidades, como sua capacidade de afastar energias ruins das casas em que são encontradas.

Comigo-ninguém-pode (imagem: Wikimedia Commons)

Comigo-ninguém-pode (imagem: Wikimedia Commons)

Como cultivar a Comigo-ninguém-pode?

Um dos principais motivos pelos quais ela é tão conhecida, é por sua facilidade de cultivo; haja vista que ela tolera muito bem ambientes com pouca luz e pouca umidade, que são típicos de ambientes internos. Mas, lembre-se que, mesmo não precisando de muita luz, é necessário haver um pouco de luminosidade, de modo a garantir a manutenção das manchas brancas das folhas, que são seu principal charme.

Com relação ao solo, este deve ser bem drenado, sendo esta planta não muito exigente com relação às regas; as quais devem apenas deixar o solo úmido, evitando que este resseque ou fique encharcado. Além disso, é importante que a terra seja rica em matéria orgânica, com areia e substrato na proporção de 1:1; sendo uma espécie facilmente cultivada em vasos.

Vale ressaltar também que, é importante lavar bem as mãos após mexer com essa plantinha, afim de evitar uma possível intoxicação. E, lembre-se, se você for uma pessoa supersticiosa, e que busca uma planta de fácil cultivo e que trará grandes felicidades para sua casa, a comigo-ninguém-pode é uma excelente opção!

Be the first to comment on "Comigo-ninguém-pode, planta ornamental conhecida pela toxicidade"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.