Lavanda, bela e repleta de propriedades terapêuticas

Lavanda (Lavandula sp.) é uma uma planta originária da Ásia, que se espalhou por diversas regiões do planeta por causa de sua beleza e propriedades medicinais. Ela é amplamente conhecida também por alfazema.

Usada desde a antiguidade para limpeza da pele e para tratamento de ferimentos adquiridos nas lutas entres os vários povos, principalmente nas duas grandes guerras mundiais.

Conheça a Lavanda

É uma planta arbustiva que atinge até 60 centímetros de altura, prefere luz direta e solo rico em nutrientes, mas temperatura mais amena.

Possui folhas opostas, lanceoladas, com coloração branco-tomentosas; além de muito aromáticas. Suas flores azuis ou arroxeadas, reúnem-se em inflorescências tipo espiga e são muito perfumadas. A floração inicia na primavera e se estende pelo verão, atraindo abelhas e borboletas. Propaga-se por sementes ou estacas.

Propriedades da Lavanda

Ela possui diversas propriedades tais como analgésica, anti-séptica, antiespasmódica, anti-inflamatória, anti-perspirante, aromática, calmante, carminativa, cicatrizante e tônica.

Benefícios da Lavanda

Ela é usada na medicina popular, em forma de chá, preparado com as partes da planta, para a digestão, insônia; além de aliviar tosses e bronquites. O óleo de alfazema também é utilizado diluído em água para problemas estomacais e para limpeza da pele; além de ajudar na diminuição das acnes. Tanto o chá quanto o óleo são usados para ajudar na cicatrização de feridas.

Utilização da Lavanda

Todas as partes da planta são utilizadas pelas indústrias farmacêutica e cosmetológica para a preparação de sabonetes, loções, cremes, hidratantes, pomadas, óleos de massagem, perfume e incenso.

Popularmente usada aos punhados para colocação nas fronhas dos travesseiros para ajudar a perfumar; além de acalmar.

Ela é empregada em projetos paisagísticos garantindo beleza e perfume em praças, jardins, canteiros e ruas das cidades ou nos quintais das casas de roça.

Suas folhas e flores são usadas em variadas receitas culinárias para aromatização de pratos e acompanhamentos de várias criações gastronômicas.

Onde encontrar a Lavanda?

Ela é encontrada em grandes lavouras comerciais, em variados produtos cosméticos, em mercados municipais, feiras livres e sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Alfazema

Lavanda

Lavanda

Lavanda

Lavanda

Alfazema

Be the first to comment on "Lavanda, bela e repleta de propriedades terapêuticas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.