Cebolinha desde os tempos mais remotos garantindo a saúde de quem a consome

Cebolinha (Allium sp) é uma especiaria originária da China e cultivada desde os tempos mais remotos, sendo conhecida por diversos povos e regiões. Ela é conhecida há mais de quatro mil anos e faz parte da tradição de várias nacionalidades.

A especiaria juntamente com a salsa, forma o cheiro verde, que é tão popular nas receitas das cozinheiras e grandes chefs nacionais e internacionais.

Cultivo da Cebolinha

Ela é de fácil cultivo e adapta-bem a temperaturas mais amenas, mas não tolera climas muito quentes. Possui folhas longas e finas, suas flores são brancas, mas raramente aparecem, pois suas folhas são colhidas antes de sua florada. Prefere solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento. Propaga-se por sementes, que após a brota, são transplantadas para local definitivo; ou pela divisão de suas touceiras. A colheita de suas folhas deve acontecer em aproximadamente setenta e cinco dias após o plantio.

Propriedades da Cebolinha

Ela possui propriedades estimulante, digestiva, anti-flatulência, anticancerígena, diurética, antibiótica, anti-inflamatória, desintoxicante e antioxidante. Ela é rica em vitaminas A, B, C e K, ácido fólico e sais minerais tais como cálcio, fósforo e ferro.

Seu consumo regular auxilia na saúde dos olhos, do coração, na prevenção do envelhecimento precoce e no fortalecimento do sistema imunológico.

Utilidades da Cebolinha

Ela é usada como condimento de diversas receitas culinárias e ornamentação de vários pratos quentes ou frios. Ela pode ser usada em sucos detox, cremes, omeletes, recheios, molhos e sopas. O ideal é acrescentá-la ao final das preparações culinárias para preservação de seus nutrientes.

Por ser de fácil cultivo ela pode ser plantada em vasos, jardineiras, canteiros e hortas, estando sempre à mão para enriquecer as criações culinárias.

Ela é usada para ajudar a melhorar os sintomas da gripe, além de fortalecer os ossos e para repelir insetos. Em forma de máscara, pode ser empregada para alívio das teimosas espinhas.

Onde encontrar a cebolinha?

Ela é encontrada em hortas domésticas, feiras livres, mercados municipais, seja in natura ou desidratada.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Cebolinha

Cebolinha

Cebolinha

Cebolinha

Be the first to comment on "Cebolinha desde os tempos mais remotos garantindo a saúde de quem a consome"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.