Cacau da antiguidade até os dias atuais promovendo benefícios à saúde

Cacau (Theobroma cacao) é uma planta nativa das Américas, mais precisamente das regiões do rio Amazonas e Orinoco. A partir de sua origem, ele se espalhou pelas regiões da América Central até chegar ao Brasil.

Quando os espanhóis chegaram a América, os índios já conheciam a fruta e a denominavam de Manjar dos Deuses. Foram os índios que apresentaram o cacaueiro aos espanhóis, que a disseminaram por outras partes do planeta.

O cultivo do cacaueiro teve início no Brasil por volta de 1679, no estado do Pará, mas não teve muito sucesso. No século XVIII, por volta de 1746, a planta foi introduzida na Bahia, na cidade de Canavieiras e posteriormente na  região de Ilhéus; na qual se adaptou bem ao clima, ganhou notoriedade e larga escala na produção.

Conheça o cacaueiro

O cacaueiro é uma planta de pequeno porte, que pode chegar até 6 metros de altura; exige solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento, mas é resistente à pequenas estiagens. Produz flores brancas e seus frutos são ovalados, que ficam amarelados quando amadurecem; produzem muitas sementes, que são envolvidas em uma polpa esbranquiçada. Propaga-se por sementes ou mudas.

As sementes do cacau, após secagem, que são beneficiadas para fabricação do chocolate, que é  amplamente comercializado na indústria.

Mas o chocolate saudável é aquele mais amargo, que pode ser feito artesanalmente com a moagem das sementes, acrescidas de açúcar e leite, que vão juntos na panela, ao fogo para ganhar consistência. É bem amargo, mas muito saudável, desde que em pequenas doses.

Propriedades do cacau

O cacau apresenta várias propriedades tais como antianginosa, anti-séptica, emoliente, anti-depressiva, tônica, excitante e hidratante.

As sementes de cacau são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce e amenizam sintomas depressivos.

Utilização do cacau

A polpa do cacau pode ser usada para preparação de cremes, sucos, doces, bolos e sorvetes. Suas sementes servem para preparação de chocolate caseiro, que é muito amargo ou o industrializado, preferido por crianças, jovens e adultos.

Na medicina popular, o suco das sementes são usadas para controle da pressão alta, prisão de ventre, bronquites, fraqueza, desânimo e nefrites. Suas folhas, em forma de chá, para aliviar dores no peito.

Ele é amplamente utilizado na indústria alimentícia e cosmetológica para preparação de alimentos e produtos para a saúde e beleza corporal.

Onde encontrar o cacaueiro?

Ele é encontrado em grandes lavouras do nordeste, principalmente na Bahia; em quintais e pomares das casas de roça, em projeto paisagísticos por ser uma linda planta e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Cacau

Sementes de Cacau

Sementes de Cacau

Cacaueiro

 

Be the first to comment on "Cacau da antiguidade até os dias atuais promovendo benefícios à saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.