Sapoti fruto exótico repleto de nutrientes para a saúde

Sapoti (Acharas zapota)) é fruto da sapotizeiro, árvore originada das Américas, principalmente a Central, região do México. Ele é encontrado em várias regiões brasileiras e de outros países; sendo muito apreciado no nordeste brasileiro.

Ele é utilizado desde os tempos mais remotos pelos indígenas; seja como alimento ou na medicina popular para alívio de várias enfermidades.

Conheça o sapotizeiro

A árvore é de médio porte, atingindo até 15 metros de altura, pouco exigente em relação ao solo e clima, prefere rega constante sem encharcamento. Produz flores pequenas de coloração rosada. Seu fruto, que aparece quase todo o ano, possui formal oval, com casca marrom. Ele é considerado exótico, com polpa que possui sabor adocicado. Propaga-se por sementes e mudas.

Propriedades do Sapoti

Ele possui variadas propriedades terapêuticas tais como laxante, diurética, digestiva, vermífuga, anti-inflamatória e antioxidante.

O fruto contém vitaminas A, B e C, antioxidantes, rico em fibras e sais minerais tais como potássio, magnésio, enxofre, ferro e cobre.

Ele é digestivo, auxilia no funcionamento intestinal, por ser rico em fibras, previne o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico.

Utilização do Sapoti

Ele deve ser consumido in natura, de preferência maduro, na preparação de sorvetes, picolés, mousses, geleias, cremes, sucos e em variadas preparações culinárias a critério do cozinheiro ou chef.

Sua madeira é usada para diversas finalidades tais como fabricação de móveis, diversas aplicações da marcenaria e em pequenas construções.

O látex retirado do sapotizeiro é utilizado para fabricar a goma de mascar. Suas sementes trituradas e diluídas em água são diuréticas e usadas para alívio de cálculos renais. A casca da árvore, ingerida em forma de chá, é usada para aliviar diarreias, febres e verminoses.

Onde encontrar o sapoti?

Ele é encontrado em feiras livres, mercados municipais, em quintais das casas de roças, em pomares frutíferos e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Sapoti

Sapoti

Sapoti

Sapoti

Be the first to comment on "Sapoti fruto exótico repleto de nutrientes para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.