O brigadeiro é um doce tipicamente brasileiro, que representa o país de forma muito significativa no quesito culinária, tamanha sua aprovação. Esse doce, feito basicamente de chocolate em pó, margarina e leite condensado, conquistou a população não somente por sua simplicidade e por seu sabor; mas também por sua versatilidade.

Além de ser consumido como sobremesa, tal como um mugunzá, um quindim, ou até mesmo um delicioso pudim de moranga; ele serve de acompanhamento ou cobertura para bolos diversos, como o de cenoura; além de servir de recheio para receitas deliciosas, como uma tradicional tapioca doce.
Mas e você, sabe qual a origem desse doce tão aclamado pelos brasileiros? Bom, conforme a história, o brigadeiro teve origem através de uma disputa política. Dê uma olhada!
Origem do Brigadeiro
De origem nacional, o brigadeiro é um doce cuja origem está intimamente ligada à criação do leite condensado em período de guerra. Isso porque, por volta dos ano 1940, era comum a utilização do leite condensado para suprir a falta de leite em decorrência das batalhas; além de este ser muito utilizado para complementar a alimentação de bebês, quando as mães não eram capazes de amamentar. Essa popularização do leite condensado no Brasil foi imprescindível para o surgimento dessa delícia que atualmente é conhecida como brigadeiro.
Além disso, ao final da Segunda Guerra Mundial, era um período de eleições presidenciais no país; e um dos candidatos era Eduardo Gomes, um militar cuja patente era a de brigadeiro. Como era um candidato cuja beleza chamava a atenção do público feminino, tornou-se bastante comum que as eleitoras fizessem festas de divulgação de Eduardo; e para que essas confraternizações ocorressem, houve a ideia de se criar um novo doce a base de chocolate, de margarina e de leite condensado, produto muito difundido no país.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!
Uma vez que as festas foram tornando-se mais populares, era comum que as pessoas chamassem umas às outras para comer o “docinho do brigadeiro”. A partir daí, houve a abreviação do nome até chegar ao brigadeiro conhecido atualmente, e que se conseguiu ocupar espaço e se destacar na gastronomia brasileira.
Evolução da receita
Como um dos melhores modos de se obter novas receitas é por meio da experimentação e de erros que acabam se tornando acertos; o brigadeiro foi se adaptando à demanda de sabores. Embora o tradicional seja o favorito e o mais popular, outros sabores foram inventados. Dentre estes, encontram-se: brigadeiro branco, de leite em pó, gourmet, de caipirinha, de coco, de banana com canela, de amendoim e diversos outras adaptações tão gostosas quanto a original.
Receita de brigadeiro tradicional
Ingredientes
- 4 colheres de achocolatado em pó de sua preferência;
Brigadeiro de caipirinha (foto: https://guiadacozinha.com.br/receitas/receita-de-brigadeiro-de-caipirinha/) - 1 lata de leite condensado;
- 1 colher de manteiga ou de margarina.
Modo de preparo
Em uma panela, junte todos os ingredientes e leve ao fogo médio até começar a ferver e a engrossar. Assim que começar a desgrudar do fundo da panela, apague o fogo e deixe esfriar. Caso queira uma textura propícia a comer de colher, apague o fogo logo que começar a soltar; mas caso queira uma textura mais sólida, deixe cozinhar mais um pouco. Bom apetite!
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp