Lacraia, belo e ágil animal presente na fauna brasileira

A lacraia, também chamada de centopeia, é um animal muito comum nas roças brasileiras, e também pode ser encontrado em áreas residenciais. Esse animal é um invertebrado pertencente ao filo dos artrópodes, dentro dos quais encontram-se aranhas, borboletas, escorpiões, vaga-lumes, joaninhas, entre outros. Todavia, não é um inseto, mas um quilópode, classe de animais bem aparentada à classe à qual pertencem os piolhos de cobra.

Lacraia (foto: https://noticiahoje.net/voce-viu-uma-lacraia-saiba-quais-cuidados-tomar/)

Descrição

Esse animal pode chegar a medir cerca de 23 cm de comprimento e apresenta um corpo bem achatado, o qual é dividido em vários segmentos. Em cada um destes, há um par de patas articuladas, uma das características que faz com que esse animal seja um artrópode, e que confere a ele grande agilidade; além disso, possui um longo par de antenas na região da cabeça e apresenta um par de forcípulas. Essa estrutura localiza-se próximo à boca e, além de auxiliar na manipulação de alimento, insere a peçonha na presa.

A partir daí, pode-se inferir que a lacraia é um animal que possui veneno, o qual é utilizado em auxílio na captura de presas; todavia, é importante ressaltar que é tóxico para humanos, sendo sua picada bastante dolorosa. A partir do momento em que o veneno é introduzido no indivíduo, é comum ocorrer inchaço e vermelhidão local, acompanhado de dor. Em alguns casos, caso não haja o tratamento adequado, pode ocorrer necrose do tecido, ou seja, morte do tecido local.

Como vive a lacraia?

Centopeia (foto: https://www.hipercultura.com/centopeia-lacraia-e-venenosa/)

Esse animal tem hábito carnívoro, e se alimenta de alguns outros invertebrados. Dentre os componentes de sua dieta, encontram-se minhocas, larvas de besouros, alguns filhotes de pássaros e até mesmo pequenos ratos e camundongos. A captura das presas é feito com auxílio das forcípulas, as quais introduzem veneno nos animais capturados.

A lacraia vive preferencialmente em locais úmidos, sendo bastante comum em cascas de árvore, embaixo de pedras, folhas e entulhos das casas. Desse modo, é frequente encontrar esse animal em jardins, próximo às garagens e ralos, e em locais onde há acúmulo de objetos antigos.

No que se refere à reprodução, a lacraia apresenta dimorfismo sexual; isto é, os machos são morfologicamente diferentes das fêmeas. A fecundação é interna, e logo após, dará origem a ovos, dos quais irão sair novos filhotes.

Embora seja um animal venenoso e que pode picar a espécie humana, possui poucas espécies muito perigosas. Além disso, apresenta grande importância ecológica, uma vez que controla alguns insetos indesejáveis, como as baratas.

Be the first to comment on "Lacraia, belo e ágil animal presente na fauna brasileira"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.