As aranhas caranguejeiras são artrópodes, ou seja, grupo ao qual também pertencem insetos, crustáceos e outros animais fascinantes como os escorpiões. Elas pertencem a uma subordem da zoologia chamada de Mygalomorphae, que compreende cerca de 900 espécies, sendo aproximadamente 300 brasileiras, que compartilham algumas características, como a presença de pelos no corpo, motivo pelo qual elas são bastante conhecidas. Assim como as outras espécies de aranhas, as caranguejeiras são animais de 8 patas, que não possuem antenas nem asas, e possuem de 0 a 8 olhos.
Como vivem?
Esses animais são bastante tímidos apesar de serem assustadores, e normalmente só demonstram algum tipo de ação ao se sentirem ameaçadas pela presença de humanos. Possuem hábito noturno e vivem em solos, onde constroem seus ninhos em árvores, ou troncos caídos, e como as outras aranhas, são animais carnívoros, alimentando-se principalmente de outros invertebrados, como insetos. Ao contrário de outras aranhas, as caranguejeiras não capturam seus alimentos através de teias, saindo geralmente para caçá-las; contudo, apresentam também as glândulas sericígenas e as fiandeiras, estruturas responsáveis pela produção e expulsão da seda, respectivamente. Essa seda possui diversas funções, dentre elas a de abrigar os ovos dentro dos quais estão os filhotes, formando uma estrutura chamada de ooteca. Além disso, auxiliam na transferência de gametas masculinos durante a cópula, e também auxiliam na produção dos ninhos de refúgio desses animais.
Possuem veneno?
Todas as espécies possuem veneno, porém as caranguejeiras não promovem risco aos seres humanos, uma vez que seu veneno não é tóxico, com exceção de uma espécie encontrada somente na Austrália. Sua picada causa dor, vermelhidão, e pode causar espasmos musculares; mas não é letal. Em grande parte dos casos, as caranguejeiras são conhecidas por seus pelos, os quais possuem função de percepção de correntes de ar, mas que são liberados de seu corpo e causam extrema coceira, podendo em alguns casos, levar a alergias que necessitam de acompanhamento médico.
Curiosidades
- Esses belos organismos podem chegar a até 28 cm e pesar cerca de 125 gramas;
- podem chegar a 25 anos de idade;
- há algumas caranguejeiras sendo utilizadas em pesquisas para atuarem como bioinseticidas.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp