Minhoca, animal inofensivo com diversas aplicações na agricultura

A minhoca é um invertebrado pertencente ao filo dos anelídeos (Annelida), animais com anéis no corpo, e é muito disseminada em todo o território brasileiro. A maioria das minhocas existentes no Brasil pertencem à espécie Pheretima hawayana, a qual se origina da Índia e do Arquipélago Malaio, e muito provavelmente veio para o país com as embarcações vindas de lá. Mas é bom ressaltar que a minhoca puladeira, de tamanho maior, também é bastante encontrada no Brasil.

Minhoca (fonte: http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI308160-18291,00-MINHOCA.html)

Onde vivem?

As minhocas são animais que vivem preferencialmente em ambientes úmidos, vivendo no subsolo, de onde retiram seus nutrientes para sobrevivência, como matéria orgânica em decomposição, e para isso, possuem um intestino que ocupa todo o seu corpo em sentido longitudinal, garantindo assim, máxima absorção de nutrientes. Podem ser encontradas facilmente em jardins, hortas, principalmente após chuvas intensas, uma vez que são animais que possuem respiração cutânea, isto é, respiram pela pele. Isso faz com que a água em excesso do solo não seja ideal para sua vida, promovendo então, sua ascendência à superfície.

Reprodução

Esses animais pertencem à classe Clitellata, o que significa “animais portadores de clitelo. O clitelo é uma porção bastante evidente nas minhocas, que tem a função de produzir muco que auxilia na cópula, além de ser responsável pela produção de muco formador de casulo, uma vez que esses animais possuem casulos de proteção para desenvolvimento dos ovos. São animais hermafroditas, ou seja, liberam tanto gametas femininos, quanto masculinos.

Utilização da minhoca na agricultura

Minhoca (fonte: http://cienciascatarinense.blogspot.com/2013/06/os-anelideos_10.html)

As minhocas apresentam diversas funções de grande importância para a agricultura. Isso ocorre, principalmente, pelo fato de, ao se locomoverem, promoverem a criação de galerias subterrâneas que permitem a melhor aeração do solo, e também sua drenagem, o que auxilia na penetração das raízes. Além disso, esses animais contribuem para o enriquecimento do solo através de sua excreção e pela produção de agregados do solo, auxiliando também na correção do pH. Outro fator importante consiste no fato desses animais excretarem humato de cálcio, conhecido popularmente como húmus, de grande importância para fertilização agrícola.

Alguns animais se alimentam de minhocas, principalmente aves, como a galinha; são também muito utilizadas como isca para pescaria.

 

 

Be the first to comment on "Minhoca, animal inofensivo com diversas aplicações na agricultura"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.