O vinagre é uma das substâncias mais antigas das quais se tem notícia, tendo sua origem há mais de 8 mil anos no Oriente Médio. Disseminado pelo mundo, ele é conhecido tanto por sua contribuição como tempero, realçando o sabor de saladas e diferentes pratos; além de ser famoso pelos seus benefícios à saúde, tendo sido muito utilizado na segunda guerra mundial por sua ação antimicrobiana.
Além disso, esse líquido é famoso por ser capaz de contribuir para a redução dos níveis de colesterol, auxiliar no processo da digestão; além de ser um coadjuvante no controle da glicemia. Mas, além do vinagre de maçã e de álcool, existem diferentes tipos de vinagre com aplicações diferentes na culinária e na saúde. Confira a seguir os principais tipos e como cada um deles é utilizado.
Os tipos de vinagre
1) Vinagre de Maçã
Um dos tipos de vinagre mais comuns do mercado é o vinagre de maçã, que tem a sidra como sua matéria prima, e apresenta uma coloração mais avermelhada. Além de possuir um sabor menos ácido, ele é rico em antioxidantes, que auxiliam no combate a radicais livres, os quais são maléficos ao organismo. Além disso, são muito utilizados na hora de temperar saladas pelo seu sabor mais suave. Vale ressaltar também que há outras frutas que podem ser utilizadas para o preparo de vinagres, tais como tamarindo, kiwi, jabuticaba, que conferem diferentes sabores a essa iguaria.
2) Vinagre Balsâmico
Um dos vinagres mais utilizados pela alta gastronomia, o vinagre balsâmico é conhecido por sua coloração escurecida e seu sabor mais doce, além de sua textura que é mais encorpada que a do de maçã ou de álcool; uma vez que sua matéria prima é a uva. Em razão disso, assim como o de maçã, é rico em antioxidantes, sendo um grande aliado na prevenção de cânceres, do envelhecimento precoce e de doenças cardiovasculares. Seu uso se dá principalmente no acompanhamento de carnes vermelhas e peixes, e até mesmo de sobremesas.
3) Vinagre de Álcool
Outro dentre os tipos de vinagre mais comuns no cotidiano dos brasileiros, o vinagre de álcool é proveniente do álcool etílico. Sua coloração normalmente é transparente, e seu sabor é mais ácido; tendo também um preço mais acessível à população. Um de seus usos mais comuns, além da limpeza de casa, é na desinfecção de hortaliças e outros vegetais na hora do preparo para consumo, e para a elaboração de conservas, como o picles.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!4) Vinagre de Arroz
Mais popular em países asiáticos onde há uma grande cultura de arroz, o vinagre de arroz é mais leve, e um pouco adocicado; sendo rico em antioxidantes e até mesmo em alguns aminoácidos. Muito utilizado para o preparo de pratos da culinária japonesa, ele também harmoniza bastante com alguns peixes de água gelada, como o salmão e as trutas, bem comuns na cidade de Monte Verde.
5) Vinagre de Vinho Tinto e Branco
Outra variedade apreciada pela população é o vinagre de vinho, seja ele tinto ou branco; sendo o tinto, mais usado no preparo de carnes; e o branco, para a preparação de saladas, tanto na higienização, quanto no tempero, conferindo um caráter mais azedo ao prato. Vale ressaltar que ambos também se caracterizam pela riqueza de antioxidantes, que contribuem para a saúde do coração.
6) Vinagre Orgânico
Um dos tipos de vinagre mais utilizados e recomendados atualmente é o orgânico, que como o próprio nome sugere, é elaborado a base de vegetais que são cultivados sem que haja o uso de agrotóxicos. Desse modo, além de contribuir para uma agricultura mais sustentável, esse tipo de vinagre é rico em nutrientes.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp