Arroz, um dos grãos mais consumidos no cotidiano brasileiro

Rate this post

O arroz (Oryza sativa) é um grão de origem asiática, considerado o segundo alimento mais consumido em escala global, e um dos principais grãos consumidos no Brasil. Conhecido por fazer dupla com o feijão durante o almoço e o jantar, esse vegetal, além de amplamente distribuído, possui variedades diversas; as quais apresentam sabor e textura diferentes, adaptando-se a diferentes pratos. Além disso, seu consumo não se dá somente em razão de costumes sociais, mas também devido à vasta gama de benefícios que o arroz traz à saúde de quem o consome.

Oryza sativa (foto: https://www.terra.com.br)

Descrição e cultivo da espécie

O arroz é uma espécie vegetal do grande grupo das monocotiledôneas, onde estão inseridas plantas como milho, trigo, cana-de-açúcar, aveia, dentre outas espécies. De porte herbáceo, é uma representante da família Poaceae fortemente adaptada ao cultivo em ambiente aquático, haja vista que possui aerênquima bem desenvolvido, ou seja, estruturas de armazenamento de ar que favorecem a flutuação.

Seu cultivo, além de ser realizado em solo inundado, requer boa incidência de luz solar, com temperaturas médias de 27°C. Normalmente, seu ciclo de vida dura tem torno de 120 dias; mas esse valor pode ser alterado a depender da variedade da espécie em questão. Isso porque, o arroz é uma gramínea que possui uma grande diversidade, como o negro, o vermelho, integral, parboilizado, japonês, dentre tantos outros.

Arroz negro (foto: https://gazetadocerrado.com.br)

Benefícios do Arroz para a saúde

O arroz é um cereal de grande importância para a manutenção da boa saúde. Isso se deve ao fato principal de ser um alimento rico em vitaminas, como vitamina A, do complexo B e vitamina E; além de minerais diversos, como magnésio, ferro e potássio. Desse modo, estudos indicam que o consumo diário de arroz permite a redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol; além de contribuir para a boa formação dos glóbulos vermelhos do sangue, e para a manutenção da saúde ocular.

Vale ressaltar também que a tradicional combinação de arroz com feijão, ou outra leguminosa também é de grande importância para o fornecimento de aminoácidos essenciais ao organismo humano; como para a produção de proteínas cujas funções estão associadas ao desenvolvimento de tecidos do nosso corpo, ao aumento da imunidade e a funções estruturais diversas. Além disso, outro ponto importante consiste no fato de que o arroz pode contribuir para a redução dos índices de glicose no sangue; uma vez que possui bons níveis de amido.

Arroz integral (foto: https://www.armazemsaojudastadeu.com/)

Be the first to comment on "Arroz, um dos grãos mais consumidos no cotidiano brasileiro"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.