Grumixama exótica mas repleta de nutrientes para a saúde

Grumixama (Eugenia Brasiliensis) é uma planta tipicamente brasileira, encontrada em várias regiões do Brasil e conhecida popularmente por grumichaba, grumiçava, grumixameira e gurumichaba.

Conheça a Planta

A grumixameira é uma árvore de médio porte que varia de 6 a 15 metros de altura, prefere solo com variados nutrientes, sem encharcamento e é bem resistente à variação de temperatura. Produz flores brancas muito perfumadas e seu fruto remete ao tamanho de uma cereja, cuja polpa é suculenta, branca e com sabor levemente adocicado. A planta apresenta três variedades de frutos que são amarelo, vermelho-escuro e roxo. A frutificação acontece nos meses de outubro a dezembro.

Propriedades terapêuticas da Grumixama

Ela possui variadas propriedades terapêuticas tais como adstringente, revitalizadora, diurética, anti-inflamatória,  aromática e energizante; além de alto teor de antioxidantes. O fruto possui consideráveis teores de vitaminas do complexo B e C.

Ela é usada na medicina popular para alívio de várias enfermidades e a tradição é passada de pai para filho.

Utilização da Grumixama

Os frutos maduros são consumidos in natura ou aproveitados para fazer sucos, doces, mousses, sorvetes, picolés e para o recheio de bolos e sorvetes.

As cascas são utilizadas em forma de chá, com mel; e possuem efeito expectorante aliviando tosses e bronquites. Alivia dores estomacais e sintomas da gripe e febre.

Seu consumo regular auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e na saúde intestinal

A arvore é usada para finalidades ornamentais e para arborização urbana de praças e canteiros. Suas flores são melíferas e fazem parte de pomares de apicultores.

Onde encontrar a Grumixama

Ela é encontrada em pomares das casas de roça, em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de planta.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Grumixama (foto fonte: Mercadolivre.com)

Grumixama (foto fonte: Mercadolivre.com)

Grumixameira

Grumixameira

Be the first to comment on "Grumixama exótica mas repleta de nutrientes para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.