As frutas vermelhas são um seleto grupo de frutas, que, como o próprio nome sugere, apresentam coloração mais avermelhada e arroxeada. Famosas por apresentarem sabores versáteis que se encaixam em diversas receitas doces, ou para a complementação de drinques, estes frutos se caracterizam por serem excelentes fontes de vitaminas e minerais.
Além de serem ricas em antioxidantes, como a antocianina, um pigmento que contribui para a cor mais avermelhada, as frutas vermelhas também são ricas em vitaminas do complexo B, e vitamina C; além de diversos minerais, como cálcio e magnésio. Mas, você sabe quais são as principais representantes desse grupo e quais são os benefícios que a ingestão destes frutos traz para a saúde?
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp
Benefícios da ingestão de frutas vermelhas
- Morango – uma das mais famosas representantes desse seleto grupo, ele é uma excelente fonte de vitamina C, auxiliando na manutenção da saúde da pele; além de possuir ação antioxidante. Vale ressaltar também que possui ação na redução do LDL, também chamado de colesterol ruim; e ser uma ótima opção para quem busca a perda de peso.

- Melancia – além de ser rica em magnésio e ferro, o que a torna uma grande aliada para a prevenção de quadros anêmicos, a melancia é rica em vitaminas do complexo B, que auxiliam no bom funcionamento do organismo. Além disso, esse fruto tem grande poder diurético, uma vez que possui bons níveis de água em sua composição.

- Jabuticaba – além de ser rica em ferro, contribuindo para a prevenção da anemia, a jabuticaba é um fruto extremamente saboroso que apresenta bons níveis de vitamina E, que atua como antioxidante, e auxilia, dentre outras coisas, a manter uma gestação saudável. Vale ressaltar também que, por ser rica em antioxidantes, contribui para a manutenção da saúde cardiovascular e do organismo como um todo.

- Cereja – rica em vitaminas dos tipos A e C, esse fruto contribui para a manutenção da saúde dos olhos e para a prevenção de doenças crônicas. Além disso, ela é muito conhecida por sua grande influência na saúde do sistema cardiovascular devido à alta presença de compostos flavonoides.

- Amora – além de estar relacionada a dietas que visam a perda de peso devido aos baixos índices calóricos, essa fruta apresenta ácido elágico, cuja ação parece estar relacionada ao combate de tumores no organismo, sendo um fruto com excelente ação antitumoral. Vale ressaltar também que é um fruto rico em fibras, que garantem o bom funcionamento do intestino, e em vitamina E, que é um excelente antioxidante.

- Açaí – o fruto de uma das palmeiras mais imponentes do território brasileiro também é um representante importante das frutas vermelhas. Além de ser rico em vitamina E, que é um excelente antioxidante, ele também é rico em cálcio, cromo, magnésio, dentre outros minerais, que contribuem fortemente para a manutenção da saúde cerebral.

- Acerola – além de ser um fruto rico em vitamina C, de modo que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico; a acerola também é rica em fósforo, zinco, potássio, e diversas substâncias que protegem o organismo contra a ação de radicais livres.

- Maçã – um do frutos mais consumidos pelos brasileiros, a maçã é rica em diversas vitaminas e em quercetina, um composto que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e para a manutenção da saúde óssea. Além disso, por possuir grande quantidade de fibras, auxilia no bom funcionamento intestinal, contribuindo para a manutenção de uma microbiota saudável e para a motilidade do intestino.
