Origem, benefícios e propriedades nutricionais da Melancia

Rate this post

Melancia (Citrullus lanatus) é uma planta de origem africana, conhecida em quase todos os continentes e cultivada principalmente em regiões de clima tropical.

Ela chegou ao Brasil na época da colonização, por meio dos escravos traficados da África, que trouxeram suas sementes.

Descrição

Flor Melancia (foto https://gobotany.nativeplanttrust.org/species/citrullus/lanatus/)

A hortícola é uma fruta rasteira,  cujos caules ou ramas são rastejantes, angulosos, pubescentes, estriados e apresentam gavinhas ramificadas. Prefere solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento.

As flores são solitárias e apresentam coloração amarela, e podem ser masculinas ou femininas; e ambos os sexos estão presentes na mesma planta (monoica). A polinização é feita por insetos e pode ser cruzada.

O fruto é arredondado ou alongado, de polpa vermelha, doce, com alto de teor de água e pode variar de 1 a 25 kg. A casca é verde e lustrosa, com estrias verde-escuras, no sentido do comprimento.

As sementes são grandes, em forma de gota, e geralmente nas cores marrons, pardas ou brancas e são responsáveis pela propagação da espécie.

Propriedades Nutricionais

Ela apresenta alto teor de água, açúcar, vitaminas do complexo B, C e sais minerais, tais como cálcio, fósforo, magnésio, potássio e ferro. Ela é rica em propriedades laxante e antioxidante.

Serve para quê?

Melancia (foto https://gobotany.nativeplanttrust.org/species/citrullus/lanatus/)

Ela pode ser consumida in natura, como sobremesa, principalmente no verão. A polpa pode ser utilizada no preparo de suco, geleia e compota. A casca e os frutos pequenos podem ser consumidos como legumes, fritos ou em conservas do tipo picles. Em algumas regiões suas sementes são torradas e servidas como tira gosto.

Seu consumo regular ajuda no bom funcionamento intestinal, na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico, na saúde da pele e em dietas de perda de peso, por ser pouco calórica.

Onde encontrar?

Facilmente encontrada em feiras livres e mercados municipais; além de comercializada em sites que vendem sementes e mudas de plantas.

Be the first to comment on "Origem, benefícios e propriedades nutricionais da Melancia"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.