Cevada desde antiguidade trazendo benefícios para a saúde

Cevada (Hordeum sp.) originária do Oriente Médio, é cultivada desde 6000 a. C; sendo encontrada em várias partes do mundo.

Os gregos e romanos utilizavam a cevada para preparação de pães; mas ultimamente sua produção é quase toda voltada para a produção de cerveja; além de servir como ração animal e na alimentação humana, que aos poucos vem conquistando vários adeptos.

Conheça a Cevada

É uma planta anual, cujo caule alcança até 1 m de altura. Suas folhas são compridas e eretas. As flores são dispostas em formatos de espigas nas extremidades dos caules. Os frutos têm cor amarelada, de sabor agradável, com formato alongado, cuja casca protege o grão de predadores. Ela prefere regiões mais frias e solo drenado, sem encharcamento. Propaga-se por sementes.

Ela é utilizada principalmente para fermentação de cervejas e aos poucos vem conquistando adeptos que a utilizam na alimentação e na substituição do café.

Propriedades da Cevada

Ela é diurética, digestiva; além de ser rica em fibras solúveis e insolúveis, carboidratos, antioxidantes, vitaminas A, B, C, K;  e sais minerais tais como cálcio, zinco, iodo, cobre, fósforo, selênio e manganês.

Utilização da Cevada

Além de ser amplamente usada para a fabricação de cervejas, na preparação de ração animal, ela é um super alimento para os humanos.

Ela é usada na preparação de café e sua vantagem é que ela não possui a cafeína, que é estimulante e pode atrapalhar o sono.

A cevada descascada é a forma mais popular de sua utilização em várias receitas tais como em saladas temperadas com mel e azeite, bolos, pães, biscoitos, sopas e caldos. Ela pode ser usada como grão ou como farinha processada.

Seu consumo regular auxilia na saúde intestinal, no controle dos níveis de glicose sanguínea, no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce e em dietas de perda de peso, pois promove a saciedade e aceleração do metabolismo.

Onde encontrar a cevada?

Ela é encontrada em grandes plantações comerciais, em pequenas lavouras nos quintais das casas de roça, em casas que vendem produtos naturais e em sites que comercializam vários tipos de alimentos; sendo encontrada em forma de grão, farelo e cápsulas.

Cevada (//www.embrapa.br/trigo/busca-de-produtos-processos-e-servicos/-/produto-servico/226/cevada---brs-brau)

Cevada (//www.embrapa.br/trigo/busca-de-produtos-processos-e-servicos/-/produto-servico/226/cevada—brs-brau)

Cevada (Foto: //www.embrapa.br/trigo/busca-de-noticias/-/noticia/1490008/cadeia-produtiva-da-cevada-estara-reunida-na-embrapa-trigo)

Be the first to comment on "Cevada desde antiguidade trazendo benefícios para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.