Gafanhotos, insetos de grande importância na agricultura

Rate this post

Os gafanhotos são insetos pertencentes à ordem Orthoptera e à subordem Caelifera, também conhecidos como acrídios, ticuras ou tucuras. Esse grupo de animais compreende um total de cerca de 25 mil espécies, das quais grande maioria é terrestre; e ao contrário do que muito se pensa, apenas uma pequena parcela é causadora de prejuízos como pragas agrícolas.

Gafanhotos (foto: https://pixnio.com/pt/animais/inseto/gafanhoto/natureza-animais-selvagens-animal-gafanhoto-insetos-artropodes-grama)

Descrição

Os acrídios, por formarem um grupo tão diverso em termos de espécies, também são bastante diversificados quanto às suas características gerais. Todavia, por serem insetos, compartilham algumas similaridades com besouros, borboletas e abelhas, por exemplo. Desse modo, estes animais possuem o corpo segmentado em cabeça, tórax e abdome, com 3 pares de patas, um par de antenas na cabeça, e o corpo revestido por um exoesqueleto quitinoso.

Quanto à sua coloração, esta pode ser bastante variada, indo desde o verde, até tons mais amarronzados, ou pretos. Além disso, seu tamanho pode variar muito conforme a espécie, chegando a até 10 centímetros em alguns casos. Outra característica que chama bastante a atenção nesses artrópodes é o tamanho de suas patas posteriores, extremamente desenvolvidas para facilitar os saltos. Vale ressaltar também que há espécies ápteras, ou seja, que não possuem asas; outras possuem apenas 1 par, e outras possuem até 2 pares de asas.

Gafanhotos coloridos (Foto: https://www.flickr.com/photos/stankuns/5493892213)

Hábitos dos Gafanhotos

Esses animais são conhecidos principalmente pelo grande prejuízo que podem causar às lavouras agrícolas, haja vista que são animais fitófagos; ou seja, que se alimentam de proteína vegetal, e podem comer o equivalente ao seu peso durante o dia. Em razão disso, esses insetos são considerados pragas na agricultura, pois são capazes de devorar lavouras inteiras em algumas situações. Contudo, é necessário ressaltar que apenas 5% das espécies de gafanhotos são responsáveis por esse prejuízo.

Além disso, a alimentação desses animais está bastante relacionada à sua reprodução. Isso se deve ao fato de que esses artrópodes são bem seletivos, de modo que seu aumento populacional se dá principalmente em áreas com boa qualidade em termos de vegetação.

Com isso, é interessante conhecer um pouco mais sobre sua reprodução. Normalmente, as fêmeas são maiores que os machos, os quais sobem em seu dorso durante o acasalamento, uma vez que a fecundação é interna. A partir daí, as fêmeas irão botar os ovos, direto no solo, que darão origem a ninfas. Estas são bastante semelhantes aos adultos, exceto pela ausência de asas e pela imaturidade de seus órgãos reprodutivos. Após algumas mudas, as ninfas transformam-se em adultos, que morrem poucos dias após sua reprodução. Desse modo, tem-se um desenvolvimento do tipo hemimetábolo; ao contrário das borboletas, por exemplo, que é holometábolo.

Ticura (foto: https://pixnio.com/pt/animais/inseto/gafanhoto/gafanhoto)

Nuvem de gafanhotos e importância ecológica

Algumas espécies de ticuras possuem comportamento gregário, vivendo em bandos, de modo que migram em busca de alimento e condições apropriadas para a reprodução, formando as famosas nuvens de gafanhotos. Essas nuvens são formadas por milhões de indivíduos, e podem viajar longas distâncias. Desse modo, por onde passam, destroem plantações inteiras, e são consideradas verdadeiras pragas para a agricultura.

Contudo, vale ressaltar que grande parte das espécies é solitária, e não possui esse tipo de comportamento; sendo extremamente importantes para a manutenção do equilíbrio do ecossistema, por serem peças importantes de diversas teias alimentares.

Nuvem de gafanhotos (foto: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2020/06/23/nuvem-de-gafanhotos-vinda-da-argentina-e-monitoada-em-sc-cidasc-pede-que-produtores-fiquem-atentos.ghtml)

Be the first to comment on "Gafanhotos, insetos de grande importância na agricultura"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.