Shissô e sua versatilidade para a culinária e saúde

Shissô (Perilla frutescens var. japonica) é uma erva aromática originada da Ásia, preferida pelos japoneses; conhecida também como Perila.

Chegou ao Brasil com os imigrantes japoneses e aos poucos vem conquistando seu espaço entre os brasileiros; principalmente em São Paulo e Bahia.

Conheça o Shissô

A erva prefere clima moderadamente quente, com luz direta, atinge entre 40 cm a 1 metro de altura; exigente em relação ao solo, que deve ser fértil, úmido, bem drenado e sua propagação acontece pelas sementes. Pode ser cultivada em vasos, canteiros, hortas e jardins.

É uma erva muito aromática, que remete ao hortelã e erva-doce, de sabor refrescante; usada como tempero em saladas, sopas, com arroz, sucos e em vários acompanhamentos de variadas receitas culinárias.

No Japão é utilizada na conserva de umeboshi, que é uma ameixa muito consumida entre os japoneses por causa de seus variados benefícios para a saúde.

Propriedades do Shissô

O shissô apresenta várias propriedades terapêuticas tais como depurativa, digestiva, estimulante, febrífuga, antialérgica e anti-inflamatória; além de ser rica em ferro, potássio, cálcio e ômega 3; que está presente em suas sementes.

A erva é indicada para alívio de males estomacais, desintoxicação, para facilitar a digestão, para melhora de estados alérgicos, rinites, urticárias e para alívio de processos inflamatórios.

As duas formas botânicas mais comuns da erva são o shissô verde e shissô vermelho ou roxo, cultivadas principalmente em Mogi das Cruzes, SP; mas que vêm conquistando outras regiões brasileiras e sendo conhecidas por suas variadas propriedades utilizadas na medicina popular e na culinária.

O shissô na cor verde é mais rara; a cor vermelha é mais comum. Elas servem para várias finalidades tais como para enrolar o sushi em substituição à alga e, desidratada, como corante natural alimentar e no preparo de bebidas refrescantes.

Utilização na Medicina Popular

Suas folhas e sementes são usadas para preparação de chás; quando secas e moídas são utilizadas como tempero para diversos pratos e suas folhas podem ser ingeridas como remédio, principalmente para o estômago.

Onde encontrar o Shissô?

Facilmente encontrada em mercados municipais, feiras livres e em casas que vendem produtos naturais, sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Shissô (Foto: //senhoranatureza.ervasespeciarias.com.br/)

Shissô (Foto: //senhoranatureza.ervasespeciarias.com.br/)

Shissô fotofonte Viveiro Orgânico

Shissô (fotofonte: www.viveiroorganico.com)

Shissô fototo fonte Senhora Natureza

Shissô Foto: //senhoranatureza.ervasespeciarias.com.br/

Be the first to comment on "Shissô e sua versatilidade para a culinária e saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.